O cruzeiro Amera, com 578 passageiros a bordo, maioria alemães, chegou às 7h30 da quarta-feira, 11, ao Porto de Natal, onde permaneceu até o final da tarde. A atracação só foi realizada após a apresentação, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Declaração Marítima de Saúde, procedimento comum em todas as situações.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o Porto de Natal, cumpriu todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus, definidos pela Anvisa, entre eles, avisos sonoros na estação de passageiros, com orientações em inglês, português e espanhol, sobre a importância da lavagem das mãos, prevenção e sintomas da doença.
Registrado nas Bahamas, o Amera partiu de Mônaco no dia 6 de janeiro e está percorrendo a costa brasileira desde o dia 29 de fevereiro. Antes de atracar na capital potiguar, esteve em Salvador (BA) e tem como próximo destino Belém (PA).
Além desse, o Porto de Natal receberá outros três cruzeiros até abril: o MS Insigna (19/03), Seabourn Quest (28/03) e Pacific Princess (16/04).
A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) participaram do processo de chegada do navio, reforçando a segurança e atuando na organização do trânsito, respectivamente.