Luciano Oliveira - [email protected]

Para a deputada estadual Cristiane Dantas

Cristiane Dantas requer que vitrectomia seja incluída como cirurgia eletiva prioritária

Para a deputada Cristiane Dantas, a demora no atendimento é o maior risco para os pacientes (Foto: Eduardo Maia)

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) que seja incluída como prioridade para as cirurgias eletivas, o procedimento cirúrgico de Vitrectomia, que trata da remoção de parte ou da totalidade do humor vítreo do olho.

“A Vitrectomia é indicada em diversas doenças dos olhos. Contudo, o maior risco se encontra na demora para a realização da cirurgia, haja vista que a lentidão para que o procedimento seja realizado poderá causar danos irreversíveis ao paciente, dentre os quais, o mais grave dele, a perda total da visão”, justificou Cristiane.

A parlamentar disse ainda que esse risco se agrava de sobremaneira nos pacientes diabéticos. “A nossa atual realidade é uma espera de mais de 3 meses para uma avaliação do caso e, após essa etapa, uma nova lista de espera na média de 8 meses para o agendamento e a execução do procedimento, o que gera um agravamento na situação e a iminência do estado de cegueira no paciente, o que torna a vida dessas pessoas um grande martírio”. disse.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade