Luciano Oliveira - [email protected]

Medida foi sugerida para evitar novo aumento de casos da doença no estado, após surgimento de nova variante no país

Covid-19: Saúde do RN recomenda volta do uso de máscaras em locais fechados

Medida foi sugerida para evitar novo aumento de casos da doença no Estado, após surgimento de nova variante no país (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados, por causa do surgimento de uma nova variante da Covid-19 e da retomada do aumento de casos da doença no país.

A recomendação, no entanto, não representa uma obrigatoriedade. O uso de máscaras não é obrigatório em locais fechados do Estado desde abril de 2022.

A nova recomendação foi publicada após reunião dos membros do comitê científico da pasta, que também sugeriram o início da aplicação da quinta dose da vacina contra o vírus em pessoas idosas.

A reunião do comitê aconteceu na noite de segunda-feira, 14. A equipe da Secretaria de Saúde e os pesquisadores da UFRN que fazem parte do comitê, decidiram realizar as novas recomendações diante de uma “apresentação das tendências e estratégias de controle da Covid-19 e do período sazonal da circulação de vírus respiratórios”.

Segundo o governo, as medidas foram sugeridas devido à identificação de uma nova subvariante no país (BQ.1) e do aumento de casos em alguns estados e focam na prevenção de aumento de casos no Rio Grande do Norte.

As recomendações sugerem atenção para a vacinação em todas as idades, isolamento em casos positivos ou sintomáticos, ampliação da capacidade de vigilância e ampliação de horários e pontos de vacinação, para melhor acesso da população.

“Precisamos fazer este alerta para que caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19”, disse Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap e membro do Comitê Cientifico.

Segundo a Sesap, o RN está com a taxa de ocupação de leitos para Covid em 37%, sem fila de espera e com casos diários entre 4 a 15 confirmados, sem óbitos.

Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o comitê. 95% da população está vacinada com a primeira dose (D1), 87% com a segunda dose (D2), 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).

“Precisamos clamar a população para que vá aos postos de saúde. Só assim conseguiremos atravessar este vírus com maior controle e menos óbitos”, diz Lyane Ramalho.

Com informações g1 RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade