Cosern promove concurso para instalar Árvore Solar com wi-fi gratuito e carregamento de celular em Natal

Edifício sede da Cosern, em Natal (Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação)

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lançou um edital para o Concurso Árvore Solar, iniciativa que vai selecionar projetos para a implantação de uma estrutura de geração solar fotovoltaica, semelhante a uma árvore, oferecendo wi-fi e carregamento gratuito de celulares, além de iluminação.

A competição é destinada a estudantes universitários e de nível técnico nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e municípios do interior de São Paulo, área de concessão das distribuidoras do Grupo Neoenergia – Celpe, Cosern, Coelba e Elektro, respectivamente.

O local onde será instalada a Árvore Solar, depois de realizado o concurso, ainda será definido pela Cosern junto à Prefeitura de Natal. A iniciativa é uma composição verticalizada com instalação de placas fotovoltaicas que se assemelha a galhos de uma árvore, utilizando a luz do sol como fonte de energia para pequenas cargas.

O concurso vai escolher de um a quatro projetos e implantá-los em cada Estado participante. O primeiro colocado da competição será premiado pelo Grupo Neoenergia com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha, para conhecer as belezas naturais do arquipélago e as usinas solares fotovoltaicas implantadas pela empresa na ilha.

Serão aceitas propostas de estudantes de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura. Também poderão participar os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação. Cada equipe deverá ser composta por cinco estudantes de uma mesma instituição orientados por um professor. As inscrições das equipes já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] conforme o edital.

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp). Todas os demais critérios e orientações podem ser encontrados no site da Cosern (www.cosern.com.br).

CALENDÁRIO DO CONCURSO:

DATA CRONOGRAMA
30/09/2018 Cadastro das Equipes.
30/10/2018 Submissão das propostas.
30/11/2018 Divulgação dos projetos selecionados no concurso.
De 01/12/2018 até 30/03/2019 Premiação da Equipe vencedora em primeiro lugar.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *