
Se as projeções se confirmarem, a taxa de renovação na Câmara Municipal de Areia Branca na eleição deste ano será praticamente a mesma de 2012. Ou seja, em torno de 50%, considerando que três vereadores da atual legislativa não estarão na disputa pela reeleição.
Os vereadores João Paulo Borja (PSB) e Sandro Góis (PV) são pré-candidatos a vice-prefeito nas chapas encabeçadas por Iraneide Rebouças (PSD) e Toninho Cunha (PHS), respectivamente. E João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PP), anunciou que não pleiteará novo mandato.
Com a “saída” desses três edis da disputa por vagas na próxima legislatura, o cenário se torna mais favorável para os outros 9 vereadores que vão concorrer à reeleição. Um aspecto positivo e animador também pra os novatos, que terão mais chances de galgarem êxito na corrida para o Legislativo.
Mas um fato chama a atenção na eleição proporcional. As mudanças processadas na Legislação Eleitoral e válidas a partir deste ano aumentaram as chances de sucesso dos detentores de mandato. Em detrimento daqueles que vão tentar se eleger vereador pela primeira vez.

A redução da campanha de 90 para 45 dias, embora diminua custos, favorece quem já tem visibilidade. O candidato que busca o primeiro mandato terá poucos dias para se apresentar à população.
A proibição do financiamento privado de campanha, criada para equilibrar o jogo de forças e para desestimular a corrupção, acabará beneficiando também quem já é conhecido e não tem mais a necessidade de investir em propaganda.
Os ventos sopram a favor dos vereadores no exercício do mandato, que tiveram quatro anos para defender pleitos no plenário da Câmara e para conversar nas ruas. Já quem não tem mandato terá apenas 45 dias para se apresentar à população.

Embora seja fato que as dificuldades aumentaram para os novatos, os especialistas em avaliar campanhas eleitorais opinam que uma boa estratégia poderá reverter a situação a favor de quem tenta o primeiro mandato. Pessoas que fazem trabalho forte e permanente junto à comunidade terão boas chances. Outro conselho, é que os novatos usem as redes sociais, que serão decisivas nestas eleições.
Confira abaixo a relação dos 11 vereadores eleitos e reeleitos em 2012, em Areia Branca, com as respectivas votações.
Netinho Cunha (PP) | 1.166 Votos | |
João de Beguinho (PP) | 1.010 | |
Sandro Góis (PV) | 932 | |
Aldo Dantas (PSDB) | 889 | |
Dijalma Souza (PCdoB) | 760 | |
Duarte Junior (PTN) | 665 | |
João Paulo Borja (PSB) | 633 | |
Antonio Carlos (PCdoB) | 619 | |
Tonho da Cohab (PDT) | 556 | |
Nazareno Lemos (PSB) | 502 | |
Alderi Batista (PMDB) | 477 |