Vinte e quatro anos depois Alemanha vence a Copa do Mundo e torna-se tetracampeã (Foto: Jamie Squire/Getty Images)
Foi um mês de muita festa pelo Brasil inteiro, mas chegou ao fim a Copa do Mundo. O título não ficou em casa, e pela primeira vez uma seleção europeia venceu o torneio em solo americano. A Alemanha, que tirou a equipe do país sede com uma goleada humilhante, agora também venceu a Argentina na decisão: 1 a 0 na prorrogação, em duelo disputado no mítico Maracanã, neste domingo, 13. Alemanha que, com este título, iguala a Itália como tetracampeã.
O herói foi Götze. Mas podiam ter sido Higuaín e Palacio, que perderam gols incríveis para a Argentina. O primeiro ainda no início do jogo, o outro na prorrogação. Mas como desperdiçaram, a Argentina não conseguiu furar a defesa alemã, e o jovem fez o gol já nos últimos minutos.
A Alemanha termina com o melhor ataque com 18 gols marcados, e apenas quatro sofridos. Novos “Donos do Mundo”, os germânicos também se tornam a primeira seleção europeia a conquistar a Copa no continente americano.
Rússia 2018
Presidente Dilma Rousseff e Joseph Blatter com o presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, disse hoje (13), em cerimônia fechada no Estádio do Maracanã que marcou a transferência da sede do Brasil para a Rússia, com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin, que a Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso. Na ocasião, Blatter apresentou um certificado de transferência simbólica do evento para Putin e entregou bolas oficiais da partida autografadas aos dois chefes de Estado.
“A Copa do Mundo da Fifa no Brasil apresentou uma mensagem muito especial – uma mensagem de união, conectando as pessoas, uma mensagem de paz e antidiscriminação”, disse Blatter antes do jogo entre Argentina e Alemanha. “A Copa do Mundo em 2014 foi de muito sucesso e certamente veremos um legado neste país”.
Dilma aliviada
Dilma assiste à final da Copa no Maracanã ao lado de chefes de Estado e do presidente do Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reprodução / TV Globo)
A presidente Dilma desejou sorte ao povo russo na organização do torneio e disse que o Brasil se orgulha muito de ter recebido a Copa mais uma vez e que o mundo esteve conectado com o país por 30 dias, celebrando gols com emoção nas 12 cidades-sede.
“Estou certa de que todos os que vieram ao Brasil, como os turistas e as delegações, levarão de volta as lembranças da nossa hospitalidade e alegria, e nós, brasileiros, também teremos memórias inesquecíveis”. Desejo ao povo russo muito sucesso na organização da Copa do Mundo da Fifa 2018.”
O presidente russo agradeceu a oportunidade de seu país poder realizar a Copa de 2018, disse que o futebol ajuda a solucionar problemas sociais e elogiou a organização do torneio feito pelo Brasil. “Faremos tudo o que pudermos para organizar o evento no mais alto nível”, completou Putin. (Com informações Agência Brasil).