Luciano Oliveira - [email protected]

Cooperativa Terra Livre e Petrobras promoveram em Areia Branca a apresentação do programa Agenda 21 Local

AGENDA 21 1Holanda, da Petrobras, e Obdon Fernandes, da Terra Livre, fizeram explanações sobre o programa (Foto: Erivan Silva)

Representantes da Petrobras e da Cooperativa Terra Livre promoveram ontem, 2, em Areia Branca, um encontro com lideranças comunitárias, secretários e gerentes da administração municipal, entidades e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A reunião aconteceu a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro teve como objetivo a apresentação do Programa Petrobras Agenda 21, uma ação desenvolvida por meio da Cooperativa Terra Livre. O Agenda 21 é um processo participativo multissetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável.

A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), enviou para a reunião representantes de praticamente todos os setores da administração municipal. Ela considera a implantação do programa de grande importância, “pois por meio da Agenda 21 será possível a construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável”, reforçou a gestora.

No encontro, a equipe da cooperativa, composta por Obdon Fernandes, integrante da direção da Terra Livre, e as assistentes sociais Monalisa Brito e Heloisa Aline, fizeram a apresentação das ações do projeto que inicialmente contempla a comunidade de Casqueira, mas posteriormente poderá chegar a outras localidades do município.

Segundo Obdon Fernandes, um dos primeiros passos do processo de implantação da Agenda 21 será a realização de levantamento socioambiental por meio de questionários. Os resultados desta pesquisa serão levados à comunidade para serem debatidos. Na oportunidade, será criado um fórum para discutir as questões apontadas no questionário. 

O evento foi esclarecedor para os agentes envolvidos, onde os comunitários e dirigentes de associações tiveram a oportunidade de discutir os caminhos que devem levar à implantação a Agenda 21 no município.AGENDA 21               Encontro foi realizado  no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Foto: Carlos Jr.)

O gerente de Gestão Ambiental da Prefeitura de Areia Branca, Gibran Araújo, tirou as dúvidas de uma comunitária sobre a Agenda 21. Ele explicou que se trata de um documento que estabelece diretrizes e metas que serão executadas por meio de ações para melhorar a qualidade de vida da população focando o meio ambiente. A Agenda 21 é resultado da Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro.

Representante da Petrobras no encontro, Francisco Holanda disse que apesar de esforços em nível mundial e nacional a Agenda 21 Global só se fará efetiva a partir das Agendas 21 locais. “Daí, a necessidade da implantação da Agenda 21 local”, acrescentou.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade