Luciano Oliveira - [email protected]

José Dirceu, durante entrevista coletiva no lançamento do seu livro de memórias, em Brasília Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/29-08-2018

Condenado na Lava Jato, José Dirceu irá se entregar após tribunal negar recurso

José Dirceu vai voltar para a prisão (Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/29-08-2018)

O advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro José Dirceu, afirmou que o petista irá se entregar às autoridades, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negar um pedido de prescrição de pena em sua segunda condenação na Lava Jato, a uma pena de 8 anos e dez meses de prisão. Dirceu está solto de julho do ano passado.

O TRF-4 decretou “imediato ofício para início do cumprimento da pena ao juízo de primeiro grau”. A prisão deve se dar em Curitiba, onde correm os processos referentes à Lava-Jato. Ainda cabe recurso por parte da defesa do petista no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, e os sócios da construtora Credencial, Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, são réus na mesma ação penal e também tiveram os embargos declaratórios negados. Em defesa de Dirceu, advogados argumentaram, inclusive, o fato de o ex-ministro ter 70 anos de idade.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), Dirceu é acusado de receber propina em um contrato superfaturado da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a estatal, entre 2009 e 2012.

Parte dos valores, que chegaram a R$ 7.147.425,70, foram repassados a Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e parte a Dirceu. Para disfarçar o caminho do dinheiro, Dirceu e seu irmão usaram, segundo a denúncia, a empresa construtora Credencial para receber valor de cerca de R$ 700 mil, tendo o restante sido usado em despesas com o uso de aeronaves em mais de 100 vôos feitos pelo ex-ministro. (Com informações O Globo).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade