O Governo do Estado prorrogou o prazo de inscrições para o concurso público da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O aditivo com a prorrogação das datas foi publicado na edição de sexta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado.
Agora, os interessados terão até o dia 18 de maio de 2025 para se inscrever, por meio do site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Anteriormente, o prazo se encerraria na quinta-feira, 8 de maio.
O novo cronograma também altera outras datas importantes do certame, como a publicação da relação definitiva de inscritos, que agora será divulgada em 6 de junho. As provas objetiva e discursiva seguem marcadas para 22 de junho, e o resultado final está previsto para 10 de outubro de 2025.
O concurso da Emparn foi anunciado pela governadora Fátima Bezerra (PT) no dia 4 de abril e marca a retomada de contratações efetivas na empresa após um hiato de 31 anos sem concurso público. Ao todo, são oferecidas 16 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, para os cargos de Pesquisador e Técnico de Nível Superior (Analista) e Médio.
As oportunidades são distribuídas em diversas áreas de conhecimento, como Meteorologia, Aquicultura, Produção Animal e Vegetal, Administração, Contabilidade, Direito, entre outras. O concurso será realizado em três etapas: prova objetiva, prova discursiva (para nível superior) e análise de títulos (para o cargo de pesquisador).
O secretário Pedro Lopes, titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), pasta responsável pela condução dos concursos públicos do Governo do Estado, destacou que a prorrogação do prazo é mais uma oportunidade para que as pessoas têm para participar do certame e integrar os quadros da Emparn. “Agora os candidatos têm mais tempo de se preparar e se inscrever, garantindo uma seleção ainda mais ampla e democrática para a Emparn, que é uma empresa estratégica para o desenvolvimento rural e tecnológico do nosso Estado”.
Já o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Oliveira Maranhão, comemorou o avanço do processo seletivo: “O concurso vai ampliar nossa capacidade operacional. Com certeza, esse apoio é muito importante para o desenvolvimento das nossas pesquisas agropecuárias, como os estudos para a convivência com o semiárido”, afirmou.
As inscrições seguem abertas até 23h59 do dia 18 de maio.