Luciano Oliveira - [email protected]

Participação dos salesianos no programa "Costa Branca em Debate" (Foto: cedida)

Comunidade católica comemora os 39 anos da chegada dos primeiros salesianos em Areia Branca

Participação dos salesianos no programa “Costa Branca em Debate” (Foto: cedida)

Os 39 anos da chegada dos primeiros salesianos em Areia Branca foi o tema principal abordado no programa “Costa Branca em Debate” de quarta-feira, 27, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, na Rádio Costa Branca (FM 104,3).

Representantes da comunidade salesiana local, tendo à frente o pároco da cidade, padre Cézar Teixeira, e o padre José Venturelli (um dos pioneiros da congregação religiosa no município) foram recebidos pelo diretor-presidente da emissora, empresário Cleodon Bezerra, que também é o apresentador e comanda a equipe do “Costa Branca em Debate”.

Na entrevista, os salesianos relataram os quase 40 anos de trabalho de evangelização e outras atividades ligadas à comunidade católica areia-branquense de outros municípios da região como Grossos, Serra do Mel e Tibau.

Conforme levantamento, os primeiros religiosos da Congregação Salesiana vindos da Inspetoria de Verona, na Itália, chegaram a Areia Branca no dia 18 de junho de 1978. Foram os padres Bernardo Roana, Breno Guastalla e o salesiano coadjutor Antônio Cibin. Dois meses depois chegou o padre José Venturelli.

Os salesianos chegaram a Areia Branca numa época em que a cidade estava carente de infraestrutura e necessitando de ações de cunho social. Um dos grandes feitos, foi o trabalho realizado em regime de mutirão que transformou o “favelão” existente no atual bairro Nossa Senhora dos Navegantes (Somoban).

Nos anos 80 os salesianos reconstruíram a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e construíram o Centro Juvenil Dom Bosco. Nos anos 90, o padre José Venturelli assumiu a direção da obra salesiana na comunidade e implantou dois projetos de alcance social: a Oficina Escola Dom Bosco, que ao longo dos anos formou centenas de jovens, contribuindo enormemente para o desenvolvimento socioeconômico local; e o Centro de Educação Especial (Ceeslauva), uma referência em educação para portadores de necessidades especiais. Além de grandes benfeitorias no município de Serra do Mel.

Nesses 39 anos inúmeros salesianos passaram por Areia Branca, contribuíram para a edificação do trabalho de evangelização e resgate da cidadania. (As informações sobre a chegada e as ações dos salesisnos no município foram coletadas de um levantamento feito pelo sociólogo areia-branquense, Julimar França).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade