Comunidade católica areia-branquense celebra Corpus Christi, nesta quinta-feira

Confecção de tapetes coloridos é tradição em Areia Branca, nesta data (Foto: Ângelo Vale)

A exemplo de outras localidades pelo Brasil a fora, nesta quinta-feira, 20, a comunidade católica areia-branquense celebra o Corpus Christi, expressão originária do latim que significa, literalmente, “corpo de Cristo”.

O nome da comemoração faz referência direta ao significado do que ela celebra: a eucaristia. No catolicismo, o Corpus Christi se dá como maneira de lembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Neste dia, Areia Branca segue o costume de produzir tapetes coloridos, no caminho por onde passa a procissão. Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam cenas bíblicas, objetos e outros símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo.

Não é feriado nacional

O Corpus Christi não é considerado feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme determinação do Ministério do Planejamento.

A decisão, renovada anualmente, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro de 2018, junto à relação dos demais feriados nacionais de 2019.

A recomendação da pasta é que as datas sejam seguidas pelos órgãos da administração pública federal, sem que a prestação de serviços à população seja prejudicada. Portanto, cabe aos municípios e empregadores decidirem se aderem ou não ao feriado.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *