Uma iniciativa parlamentar que pretende contribuir para auxiliar os protetores de animais do Rio Grande do Norte, que enfrentam os desafios diários e muitas vezes uma luta solitária para resgatar, proteger e cuidar da enorme população de cães e gatos abandonados no Estado. É que acaba de ser aprovado, na reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), na quinta-feira, 27, o projeto de criação de um cadastro e programa de apoio aos protetores independentes.
O referido projeto, de iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), institui que o cadastro e o programa poderão ser mediante parceria ou convênio com as organizações da sociedade civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado Potiguar (CRMV), ou outra instituição que possa atuar como parceira.

O projeto considera como protetor independente toda pessoa física ou entidade sem fins lucrativos que desempenha, gratuitamente, atividades que busquem proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade.
“Com esse projeto, buscamos oferecer apoio àquelas pessoas que desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar animal, fazendo resgates, oferecendo tratamento e alimentação na busca por lares adotivos. O RN tem uma significativa população de animais domésticos em situação de vulnerabilidade devido ao abandono, maus tratos e falta de assistência adequada”, defendeu Divaneide Basílio.