Luciano Oliveira - [email protected]

Comenda Deífilo Gurgel é entregue à Casa da Ribeira pela vereadora Eleika Bezerra

Comenda OK

Henrique Fontes, da Casa da Ribeira, recebeu comanda entregue pela vereadora professora Eleika Bezerra

Neste 22 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Folclore, a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene para entrega da Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel para personalidades importantes no campo da arte e da cultura em Natal e no Rio Grande do Norte. A instituição escolhida para ser homenageada pela vereadora professora Eleika Bezerra (PSDC) foi a Casa da Ribeira. Já a proposição para a sessão solene foi do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB).

Para a vereadora professora Eleika Bezerra, o reconhecimento da Casa Legislativa demonstra a riqueza cultural que o capital potiguar possui. “Costumo dizer que o povo que não reconhece sua cultura e não a valoriza, é mesmo que uma árvore que não conhece suas raízes. Ela tomba. Portanto, esta homenagem é muito importante porque é uma forma de prestigiar os nossos artistas e instituições responsáveis por divulgar a cultura do nosso Estado para todo o mundo”, diz a parlamentar.

Sessão solene no Legislativo natalense foi muito prestigiada

O presidente da Casa da Ribeira, Henrique Fontes, agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz pela Casa da Ribeira ter sido lembrada nesse dia dedicado à cultura, principalmente, porque entendemos que todas as ações da Casa possibilitam que as pessoas tenham acesso, garantem uma arte de qualidade e muita acessibilidade. Este dia de hoje é simbólico para mim pela homenagem feita à cultura e à Casa da Ribeira feita por Eleika Bezerra, que é uma educadora que eu admiro demais”, pontua o ator, diretor e produtor cultural, Henrique Fontes.

Deífilo Gurgel

deifilo-alex-regis1

Folclorista Deífilo Gurgel, que deu nome à comenda, era areia-branquense

O folclorista Deífilo Gurgel, 85 anos, faleceu no dia 6 de fevereiro de 2012, após 17 dias de internação na UTI do hospital PAPI, em Nbatal, em consequência de falência de múltiplos órgãos.

Deífilo Gurgel nasceu no dia 22 de outubro de 1926, em Areia Branca. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, exerceu as funções de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Natal; diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA); professor de Folclore Brasileiro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Poeta, jornalista, Deífilo Gurgel publicou várias obras relacionadas ao folclore.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade