Luciano Oliveira - [email protected]

Eleitores vão às urnas em Arlington, na Virgínia, nesta sexta (18), início da votação antecipada das eleições dos EUA — Foto: Al Drago/Reuters

Começa votação antecipada da eleição americana em 4 estados

Eleitores vão às urnas em Arlington, na Virgínia, na sexta, início da votação antecipada das eleições dos EUA (Foto: Al Drago/Reuters)

Quatro estados iniciaram na sexta-feira, 18, a votação antecipada das eleições presidenciais americanas. Os eleitores foram às urnas em Dakota do Sul, Minnesota, Virgínia e Wyoming para escolher entre o atual presidente, o republicano Donald Trump, e o candidato da oposição, o democrata Joe Biden.

Segundo a agência France Presse, eleitores no estado da Virgínia esperaram até quatro horas para começarem a votar. Pessoas que foram votar na sexta relataram à AFP preocupação com a possibilidade de caos na votação por correio — cuja lisura vem gerando embates entre Trump e Biden.

Eleitores fazem fila para votar antecipadamente em Fairfax, na Virgínia (Foto: Al Drago/Reuters)

“Tem havido tanta preocupação com as tentativas de atacar os correios e a votação remota e os esforços para interferir na votação, que queríamos registrar nosso voto o mais rápido possível”, disse Nell Minow, moradora da cidade de Mclean.

Trump e Biden em estado chave

Tanto Trump quanto Biden tiveram compromissos de campanha no estado de Minnesota, considerado essencial na disputa pelos votos no Colégio Eleitoral. Embora historicamente eleja candidatos democratas, os republicanos tiveram resultados expressivos nos últimos anos.

Presidente dos EUA, Donald Trump, participou de ato de campanha em Bemidji, no Minnesota, na sexta (Foto: Tom Brenner/Reuters)

Ambos os candidatos centraram a campanha em estratégias bem definidas: Trump foca nos eleitores rurais de Minnesota, enquanto Biden quer resgatar o eleitorado das periferias industriais, que penderam para o lado republicano em 2016.

O estado também se tornou central nas eleições deste ano após a morte do ex-segurança negro George Floyd em Minneapolis: tanto a cidade quando o estado são governados por democratas. Enquanto Biden abordará a violência policial, Trump foca seu discurso no mote “lei e ordem”, defendendo a valorização dos agentes de segurança. (Com informações G1).

Joe Biden, candidato democrata a presidente dos EUA, participou de evento de campanha em Duluth na sexta (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)
Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade