Luciano Oliveira - [email protected]

Começa o Carnaval, o maior espetáculo da Terra, levando alegria pelo Brasil afora

SOLANGESolange Gomes, um dos destaques do Carnaval breasileiro  (Foto: Iwi Onodera/ EGO)

O Carnaval é, sem dúvida alguma, a maior festa popular do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo inteiro, atraindo turistas dos quatro cantos do planeta. A festa tem sua origem na Semana Santa, introduzida pelo catolicismo no século XI.

A Semana Santa era precedida por 40 longos dias de sacrifício, que incluíam o jejum. Por essa razão, no dia anterior do início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada.

Era caracterizada pela expressão “Carne Vale”, que representava o afastamento dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra Carnaval.

O Carnaval foi se transformando em cada período histórico, com carcaterísticas cada vez mais diferentes. Mas a alegria e o simbolismo sempre estiveram presentes.

No Brasil, a festa geralmente começa na noite da sexta-feira anterior ao início da Quaresma e termina normalmente na noite da terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas (que é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental).

Não obstante, em algumas cidades brasileiras a festa se prolonga, muitas vezes estendendo-se até o domingo seguinte à quarta-feira de cinzas.

O Carnaval no Brasil é celebrado de ponta à ponta do país e em cada região assume um formato ligeiramente ou, muitas vezes, bastante diferente, sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontração. (Com informações da Internet).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade