Solange Gomes, um dos destaques do Carnaval breasileiro (Foto: Iwi Onodera/ EGO)
O Carnaval é, sem dúvida alguma, a maior festa popular do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo inteiro, atraindo turistas dos quatro cantos do planeta. A festa tem sua origem na Semana Santa, introduzida pelo catolicismo no século XI.
A Semana Santa era precedida por 40 longos dias de sacrifício, que incluíam o jejum. Por essa razão, no dia anterior do início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada.
Era caracterizada pela expressão “Carne Vale”, que representava o afastamento dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra Carnaval.
O Carnaval foi se transformando em cada período histórico, com carcaterísticas cada vez mais diferentes. Mas a alegria e o simbolismo sempre estiveram presentes.
No Brasil, a festa geralmente começa na noite da sexta-feira anterior ao início da Quaresma e termina normalmente na noite da terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas (que é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental).
Não obstante, em algumas cidades brasileiras a festa se prolonga, muitas vezes estendendo-se até o domingo seguinte à quarta-feira de cinzas.
O Carnaval no Brasil é celebrado de ponta à ponta do país e em cada região assume um formato ligeiramente ou, muitas vezes, bastante diferente, sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontração. (Com informações da Internet).