Luciano Oliveira - [email protected]

Padre Cézar Teixeira celebrará a missa de encerramento da festa (Foto: Jailton Rodrigues)

Começa a tradicional festa de São Francisco, padroeiro da comunidade do Arraial

Padre Cézar Teixeira celebrará a missa de encerramento da festa (Foto: Jailton Rodrigues)
Padre Cézar Teixeira celebrará a missa de encerramento da festa (Foto: Jailton Rodrigues)

Teve início neste domingo, 25, a programação alusiva a São Francisco, padroeiro da localidade do Arraial, perímetro urbano de Areia Branca. “Com a misericórdia de Deus e o exemplo de São Francisco reconstruiremos a tua Igreja” é o tema da festa este ano, que prossegue até o dia 4 de outubro.

Os festejos iniciaram com uma carreata com a imagem do santo saindo às 18h da praça de Pedrinhas para a Capela de São Francisco, no Arraial. Em seguida, às 19h30, houve missa de abertura celebrada pelo seminarista Fábio Luciano e hasteamento de bandeiras.

Desta segunda-feira, 26, até 3 de outubro, véspera do dia de São Francisco, acontece o novenário a partir das 18h30, na capela da comunidade, com o terço e missa com animação dos grupos e movimentos ligados à Paróquia de Areia Branca, e com participação das comunidades.

Dia 4, a programação começa bem cedo, por volta das 4h, com a procissão saindo do Centro Juvenil Dom Bosco (Igreja Nossa Senhora dos Navegantes), zona urbana da cidade, para o Arraial.

Às 6h, haverá missa solene de encerramento celebrada pelo pároco da cidade, padre Cézar Teixeira, e animação da Renovação Carismática.

Paralelamente aos festejos acontece a parte social da festa que inclui pescaria, brincadeiras, concurso de calouros “A Mais Bela Voz”, apresentações teatral e do grupo de dança da Fundação de Cultura. Além de parque de diversão, torneio esportivo e jantar de adesão.

Festa foi destaque no passado

A festa de São Francisco, no Arraial, foi no passado um dos grandes eventos do calendário sócio-religioso do município. Além da programação religiosa que acontece na Capela de São Francisco, era desenvolvida uma programação paralela que incluía concorridos leilões, parque de diversão e festas dançantes com renomadas bandas musicais.

Mesmo não tendo a grandiosidade do passado, a festa se mantém presente no calendário de eventos religiosos da Paróquia de Areia Branca, com as principais comunidades realizando anualmente os festejos dos seus respectivos padroeiros.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade