Luciano Oliveira - [email protected]

Comando da Guarda Municipal de Guamaré veio repassar instruções para a corporação local

s 1 OK

No seu gabinete, Luana Bruno recebeu representantes das guardas local e de Guamaré e ouviu proposta sobre participação em consórcio de municípios para fortalecer as corporações

Nesta quinta-feira, 4, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, houve a solenidade de abertura do curso de instrução para os integrantes da Guarda Civil Municipal de Areia Branca. A iniciativa teve como objetivo repassar para a corporação local instruções sobre suas atribuições como postura, rondas em viaturas, entre outros temas.

O ato de abertura do curso contou com a presença da prefeita Luana Bruno (PMDB); gerente de Segurança do município, advogado Thiago Rebouças; comandante da Companhia de Polícia Militar de Areia Branca, capitão Jailson Andrelino; secretário de Segurança Pública de Guamaré, João Batista; comandante da Guarda Civil Municipal de Guamaré, José Lopes da Cunha Junior; e ainda, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca e Grossos, José Pedro Neto, além de integrantes das guardas municipais de Areia Branca e Guamaré.

s 3 OK

Na abertura do evento, Pedro Neto, capitão Andrelino, Luana Bruno, Thiago Rebouças e João Batista

Na abertura da solenidade, o gerente de Segurança do município, advogado Thiago Rebouças, fez um breve relato das ações desenvolvidas à frente da instituição e enumerou os benefícios canalizados pela gestão como incentivo para os guardas municipais desempenharem suas funções. Ele agradeceu a prefeita Luana Bruno pelo esforço empreendido para regulamentar a Guarda Municipal e adequar o aparato para atender às necessidades do município.

Fazendo uso da palavra, o secretário de Segurança Pública de Guamaré, João Batista, falou das atribuições da Guarda Municipal e da importância do trabalho da corporação, citando que depois que a Guarda Civil Municipal da sua cidade foi regulamentada e passou a exercer o poder de polícia, os índices de criminalidade no município caíram. “Hoje, temos em Guamaré uma Guarda Civil Municipal composta de 50 homens treinados, uma corporação organizada, bem estruturada em termos de equipamentos, que além de zelar pelo patrimônio público e pelo bem estar da população, ainda auxilia a polícia”, disse.

s 7 OK

Luana Bruno falou do empenho da sua gestão para a regulamentação da Guarda Municipal

Na sequência, falou o capitão PM Jailson Andrelino, destacando que a atuação da guarda em Areia Branca não tem sido diferente de Guamaré, pois ele próprio constatou que houve uma redução significativa do número de arrombamentos graças ao trabalho dos guardas municipais.

Fechando o ciclo de pronunciamentos, a prefeita Luana Bruno lembrou que a Guarda Municipal de Areia Branca foi criada em 1998, na gestão do seu pai, o ex-prefeito José Bruno Filho (PMDB). Naquela época, ele foi questionado pelo fato de ter criado, também, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, pois muitos achavam que o órgão era somente atribuição do Estado.

s 5 OK

Gerente Thiago Rebouças falou da atuação da corporação sob seu comando

Para Luana Bruno, a Guarda Municipal de Areia Branca é um exemplo de que a experiência colocada em prática pelo ex-prefeito Bruno Filho, reflete o trabalho positivo que está sendo feito na atual gestão. “Sabemos que muito ainda podemos fazer para termos a guarda que queremos. Para isso, precisamos passar por uma série de etapas, entre elas, a capacitação da corporação e fazermos investimento na compra de equipamentos”, pontuou.

A prefeita falou sobre o projeto de lei que garante a Guarda Municipal o poder de polícia, sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Com base nessa lei, os municípios que já têm uma Guarda Municipal instituída têm dois anos para fazer a adequação. Quero dizer aos presentes que já estamos trabalhando para a regulamentação da nossa Guarda Municipal, nas adequações necessárias para que possa desempenhar as novas funções”, concluiu Luana Bruno.

s 6 OK

Secretário de Segurança de Guamaré, João Batista, falou da importância do trabalho da corporação

s 8 0K s 9  OK

Fotos: Erivan Silva

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade