A campanha eleitoral deste ano, pelo menos no tocante à sucessão estadual, indica ser bem diferente da anterior, ou seja, de 2006. Hoje, o cenário aponta uma terceira via que pode equilibrar a disputa para o Governo do Estado, a ponto de não permitir uma polarização entre o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que busca a reeleição, e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata da oposição. Neutro, o ex-prefeito do Natal, Carlos Eduardo (PDT), surge como opção para o eleitor.
Em Areia Branca o quadro tende a repetir o formato das campanhas eleitorais que vêm se desenrolando ao longo dos anos, porém com um diferencial: tem um terceiro nome na disputa que pode ser o diferencial. Seria um fato novo para o eleitor areia-branquense que acostumou a votar no verde e no vermelho, por tradição. Ou por falta der opção.
Em nível local, embora discretamente, há um movimento pró-Carlos Eduardo. Ainda é cedo para avaliar se o retorno do ex-prefeito Expedito Leonez (DEM) à cena política (leia postagem abaixo) mudou os rumos das articulações. Porém, uma coisa está bem nítida: o ex-vereador Francisco Antônio de Macedo, que tivera uma conversa com o ex-prefeito de Natal (foto) e era tido como peça importante no projeto político do candidato a governador pelo PDT, parece que voltou às origens, reencontrou o seu antigo grupo político e deve subir no palanque da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). É o mais provável.
Mas em Areia Branca o candidato Carlos Eduardo conta com aliados da primeira hora, como é o caso do PCdoB que é coligado com o PDT no Estado. Aqui, o partido tem candidato próprio a deputado estadual, o estudante Jocsã Cerqueira (foto), que acredita que a posição firme e o bom discurso do ex-prefeito natalense serão fatores que o eleitor levará em conta na hora de votar.
Aliados de Carlos Eduardo não adiantam nem dão pistas sobre o que será, mas insinuam que vai haver surpresas em termos de apoio ao candidato em Areia Branca. Nos próximos dias ele deverá visitar a cidade para concluir alguns entendimentos que ficaram pela metade da última vez que esteve aqui, para participar de um evento organizado pelo PDT.