Em 2020 haverá eleições municipais e mais uma vez o eleitor cumprirá o ritual de ir às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores. Parece distante, mas faltam apenas 16 meses para que isso aconteça.
Em Areia Branca, a sucessão municipal começa a ganhar força nos bastidores. Timidamente, mas já existem articulações. O quadro tende a repetir as eleições anteriores com situação e oposição dominando o cenário. Ainda não será dessa vez que surgirá uma terceira força política no município. Pelo mesmo é o que parece.
A prefeita Iraneide Rebouças (PSD) é candidata natural à reeleição. Nestes dois anos e meio de mandato ela vem executando um trabalho transparente e focado no desenvolvimento do município. Levantamentos feitos junto à opinião pública no município e na região mostram uma gestão bem avaliada, um governo aprovado por ampla maioria da população.
Faltando um ano e meio para concluir o atual mandato e com um volume de obras em andamento e outras em processo de licitação, a tendência é que aumente o índice de popularidade da prefeita Iraneide Rebouças, credenciando-a concorrer à reeleição.
Publicamente a prefeita ainda não se manifestou sobre as eleições de 2020. O foco continua sendo o trabalho voltado para o progresso do município, com muitas conquistas alcançadas nestes mais de dois anos. No entanto, a gestora diz ter consciência de que muito ainda precisa ser feito pela municipalidade. Um aceno de que mais quatro anos seriam bem-vindos para permanecer à frente da prefeitura e continuar trabalhando em favor da cidade e do seu povo.