
Quem esperava que a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Areia Branca fosse “xoxinha”, acabou mordendo a língua. O evento aconteceu na manhã deste sábado, 30, na Câmara Municipal, com participação expressiva dos filiados, simpatizantes e pré-candidatos da sigla, além de dirigentes partidários e lideranças políticas, comunitárias e o povo em geral.
O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), participou da convenção ao lado do presidente do PHS no município, empresário Hélio Borges, e dos pré-candidatos a prefeito Toninho Cunha (PHS) e a vice-prefeito Sandro Góis (PV). O presidente da Câmara Municipal, Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), e os vereadores Antônio Carlos de Souza e Dijalma da Silva Souza, ambos do PC do B, e Duarte Júnior (PTN) prestigiaram o concorrido evento.
Entre os muitos momentos que marcaram a convenção do PDT, cuja mesa foi coordenada pela presidente do diretório municipal do partido, Géssica Emanuelle, o vereador Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab”, representante da sigla no Legislativo areia-branquense, que teve seu nome homologado para concorrer à reeleição, anunciou o apoio dele e do PDT às pré-candidaturas de Toninho Cunha e de Sandro Góis à Prefeitura de Areia Branca.
Com isso, o vereador “Tonho da Cohab” e o seu partido deixaram de lado a coligação da candidata a prefeito Iraneide Rebouças (PSD) e passaram a integrar o grupo pró-Toninho/Sandro que agora conta com 11 partidos, incluindo o PDT.

O esperado discurso de “Tonho da Cohab” começou com o parlamentar contando uma história. “Vou começar meu discurso contando uma história. Uma história de trabalho, de fidelidade, de correção, de muita lealdade. A história de Manoel Cruz, meu pai. Durante 33 anos ele foi trabalhador de sol a sol para a família do Dr. José Alfredo (marido da candidata Iraneide Rebouças). Uma vida sem qualquer mancha, uma vida de trabalho e decência. Eu dei sequência a esses compromissos e por 13 anos o substitui trabalhando para Dr. José Alfredo, sua mulher e filhos. Depois desse tempo de mais de 46 anos, me vejo vitima de um acordão político que juntou na marra, doutor José Alfredo e Dr. Bruno Filho. Um acordão que em nome das ambições políticas dos dois, quer passar por cima de qualquer coisa ou pessoa”, destacou.
Na sequência do seu discurso, o vereador disse ser uma das primeiras vítimas desse acórdão entre os adversários políticos históricos José Alfredo e Bruno Filho, este último atualmente é presidente do PMDB local. “Fui uma das primeiras vítimas desse acórdão por ter votado pela cassação da ex-prefeita Luana (filha de Bruno Filho), atendendo a um apelo popular, José Alfredo e Bruno não aceitaram minha candidatura à reeleição e o nosso PDT”, afirmou.
Mais adiante, “Tonho da Cohab” acrescentou que “Doutor José Alfredo esqueceu tantos anos de dedicação, fidelidade, trabalho e honradez. Preferiu fazer um acordão para tentar ganhar de qualquer jeito a prefeitura e dar de presente a sua mulher. Pediram minha cabeça e ele a entregou de bandeja para Dr. Bruno comemorar que fez a primeira vitima”.
“Eu não entendo por que tanta ambição. Eu não entendo porque a amizade, a lealdade e a correção têm menor importância do que um acordão marcado por tanto ódio. Eu sei como um detesta o outro, o que um já falou do outro, mas hoje se unem para passar por cima de tudo e todos”, reforçou o parlamentar.
“Quero dizer a minha mãe, à minha mulher, aos meus filhos, amigos e correligionários, que entre as lições aprendidas nessa vida, de minha mãe e do meu pai, está a que me ensinou a nunca desistir dos meus sonhos. Vou para a reeleição e vou vencer com a ajuda de todos vocês e tantos outros companheiros, amigos. Não tenho medo das urnas. Nem vou me acovardar com as perseguições desse acordão vergonhoso. Quero também anunciar de público, que eu e nosso PDT não vamos ficar fora da campanha, choramingando. Nós estamos anunciando agora apoio à candidatura de Toninho e de Sandro a prefeito e vice. Estamos anunciando apoio, união, comunhão, para elegermos uma chapa capaz de fazer mais por Areia Branca, sem separar as pessoas pelo ódio, pelo rancor, pela covardia, pela ingratidão. Toninho e Sandro: eu e nosso PDT estamos com vocês. Vamos à vitória”, concluiu “Tonho da Cohab”.
Confira flagrantes da convenção do PDT de Areia Branca na manhã deste sábado, na Câmara Municipal.



Fotos: Erivan Silva