A partir de setembro deste ano, a reciclagem de lixo no município será retomada pela Associação dos Amigos, Protetores e Simpatizantes Ambientais de Areia Branca (Associação Rotativa) com o apoio Prefeitura de Areia Branca.
A volta da coleta seletiva foi confirmada pela presidente da Associação Rotativa, Maria de Lourdes da Silva Pereira, “Lurdinha”, durante entrevista ao “Jornal da Costa Branca”, edição desta quarta-feira, 28, na Rádio Costa Branca FM 104,3 de Areia Branca.
Além de Lurdinha, também participaram da entrevista a diretora de Gestão Ambiental do município, Mirella Cymara, e Maria Antonia Assunção, da Associação Rotativa. Mirella disse que a prefeitura está disponibilizando um espaço para a associação iniciar as atividades já no próximo mês. O prédio onde o lixo recolhido será reciclado fica próximo à sede da Rotativa, no barro São João.
As representantes da Rotativa, Lurdinha e Maria Antonia, disseram que esse apoio da prefeita Iraneide Rebouças está sendo fundamental para a retomada das atividades da associação. “Além desse apoio da prefeitura, vamos buscar parceiras com as empresas sediadas no município. Um dos nossos parceiros e incentivador do nosso trabalho, é o empresário Klinter Luiz, da empresa KL Locações e Soluções Ambientais”, disse Maria Antonia.
Rotativa serviu de modelo para outras cidades
Areia Branca passou a ter coleta seletiva graças à política pública de preservação do meio ambiente consolidada em 1999, na gestão do então prefeito Bruno Filho. O programa implantado transformou os antigos carroceiros da cidade em coletores ambientais, com salários pagos pela prefeitura. A repercussão da iniciativa foi tamanha que serviu de modelo para outras cidades potiguares.
Com o sucesso da coleta seletiva implantada pela prefeitura, em 2004 surgiu a Associação Rotativa, entidade sem fins lucrativos que passou a realizar a coleta, seleção e venda de materiais recicláveis na cidade.
Ao longo do período que funcionou regularmente, toneladas de materiais recicláveis recolhidos eram vendidos e o lucro obtido revertido para a manutenção da associação e para os coletores ambientais.
Além da coleta seletiva, a associação fabricada vassoura utilizando garrafas pet como matéria-prima e o próximo passo seria a fabricação de sabão industrial líquido.
A coleta seletiva em Areia Branca foi paralisada após incêndio em um galpão de trabalho da Rotativa, que funcionava no acesso à praia de Upanema, no dia 2 de setembro de 2016.