Troca de turno dos portuários em Areia Branca (Foto/Reprodução: portuariosdorn.blogspot.com.br)
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado do Rio Grande do Norte (Sinporn) foi informado, extraoficialmente, que a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) recebeu da Secretaria de Portos (SEP) documento orientando a implantação de um reajuste de 6,5%, nas cláusulas econômicas, referente a data base do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014, conforme havia sido solicitado pelo sindicato.
Ao ser informada da possível determinação da SEP, a diretoria do sindicato procurou a Codern para saber da veracidade dessa informação. A diretoria da Companhia confirmou que realmente havia recebido instrução da SEP para aplicar o reajuste citado e que pretende implantá-lo em novembro/2013.
Com relação ao pagamento da diferença dos valores retroativos a junho/2013, a diretoria da Codern informou que está analisando uma proposta para ser apresentada ao sindicato o mais breve possível. Entretanto, a diretoria do Sinporn afirma que até o momento a entidade não recebeu nada oficial da empresa.
De acordo com o Sinporn, logo que receber da Codern documento sinalizando uma proposta para a categoria, irá realizar assembleia da classe portuária para dar conhecimento, discutir e deliberar sobre o tema em questão. (Com informações do Sinporn).