Codern estima que Porto-Ilha deverá manter uma média de 100 mil toneladas de sal embarcadas até o final do ano

TERMINAL ABRANTerminal Salineiro teve suas estruturas ampliadas recentemente   

O Porto-Ilha, em Areia Branca, deverá manter uma média de 100.000 toneladas embarcadas de sal até o fim do ano, com a retomada do mercado externo, sobretudo dos Estados Unidos, a fim de se abastecer a indústria química, e voltando a receber mais de três navios por mês.

A estimativa é feita pelo presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo, ao avaliar a movimentação nos Porto de Natal e Areia Branca, que são administrados pela companhia.

Com relação ao Porto de Natal, Terceiro de Melo considera que as perspectivas são muito boas em razão da safra. “Em setembro iniciou-se o período da safra, sobretudo de melão, e a Europa já mostra sinais de recuperação, sobretudo em decorrência da injeção de capital da Alemanha no Banco Central da Europa para ajudar os países mais afetados pela crise dos últimos meses”, esclarece o presidente da Codern.

Terceiro de Melo diz que a tendência é de um aumento considerável nas exportações para o restante do ano de 2012, tendo em vista o incremento das empresas Del Monte e Agrícola Famosa e a tendência do câmbio valorizado. “Outro fator favorável é o embarque de minério de ferro, que irá aumentar consideravelmente os resultados de setembro em aproximadamente 27.180 toneladas exportadas para a China”, afirma.

Para os demais meses do ano, a Codern irá receber navios com carga geral de porte considerável, como sondas da Petrobras e equipamentos de Energia Eólica. “Haverá um crescimento considerável na quantidade de carga movimentada e na quantidade de contêineres de frutas, quartzo, equipamentos, materiais de construção entre outros”, acrescenta Melo.

Aniversário

O Porto de Natal completará 80 anos no dia 24 de outubro, data do seu decreto de criação, lançado em 1932, pelo então presidente da República Getúlio Vargas. Para marcar a momento, Codern está preparando uma programação especial.

Entre as atividades confirmadas estão ações de cidadania, ato ecumênico e o lançamento de um selo alusivo aos “80 Anos do Porto”. Também está confirmada a realização de ação de defesa do meio ambiente, com a limpeza da foz do rio Potengi, além de uma regata. Outras atividades serão confirmadas pela Codern nos próximos dias e em datas próximas à realização do aniversário de 80 anos do Porto de Natal. (Com informações da Asscom/Codern).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *