Luciano Oliveira - [email protected]

Nino Ubarana, da Codern, é Erick Medeiros, do Dinit (Foto: Codern/Divulgação)

Codern discute dragagem para o Porto de Natal no DNIT em Brasília

Nino Ubarana, da Codern, é Erick Moura de Medeiros, do Dnit (Foto: Codern/Divulgação)

Dando sequência a agenda positiva que teve durante a semana em Brasília, o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, foi recebido em audiência na quinta-feira, 1, por Erick Moura de Medeiros, recém-nomeado para o cargo de Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em pauta, a necessidade de realização da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Natal, que teve seu último aprofundamento realizado em 2012 e tem atualmente uma necessidade de aumentar seu calado para 12m de profundidade, o que vai proporcionar novas operações portuárias.

A Codern, o Dnit e o Ministério de Portos e Aeroportos atuarão em conjunto no esforço por essa importante obra, que também foi solicitada pelo diretor-presidente da Companhia para ser incluída no novo PAC que será lançado pelo Governo Federal.

Nos próximos dias, o diretor do Dnit realizará uma visita ao Porto de Natal para que aconteça uma discussão técnica. E enquanto isso, a Codern já corre com um processo licitatório para realização de uma atualização da batimetria.

Glossário

Calado: Profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha (peça que se estende da proa à popa de uma embarcação). O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha.

Dragagem: o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade.

Batimetria: medição da profundidade dos oceanos, lagos, rios, barragens e represas. É expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, semelhantes à curvas de nível topográficas.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade