Luciano Oliveira - [email protected]

Classe política esqueceu das procissões de ontem, em Areia Branca; até a “Rosa” quebrou o elo de uma devoção de décadas

HERMANO EM AB ESSA Hermano Morais com padre Binu e o vereador João Paulo Borja, no pátio da igreja matriz (Foto: Erivan Silva)  

Este ano eles não apareceram. Nem no início (dia 5 de agosto) nem no encerramento dos festejos que homenagearam a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, ontem, 15. Curiosamente a classe política “esqueceu” que ontem tinha procissões marítima e terrestre em alusão à santa. Até os daqui mesmo compareceram de maneira tímida, em número reduzido.

Para não dizer que não teve ninguém de fora, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) “roubou a cena” na manhã de ontem acompanhado do vereador João Paulo Borja (PC do B) e do conselheiro tutelar Gunar Vingren, visitando o Cais Tertuliano Fernandes durante o embarque dos fiéis e devotos para a procissão marítima, e o Caravelas Clube, onde funcionou o ponto de apoio ao peregrino.

A ausência mais “sentida” nas procissões de ontem foi a da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Não por questões de simpatia dos devotos em relação a ela, mas pela devoção de mais de três décadas à virgem protetora dos navegantes. Quem conhece a história sabe que a cidadã Rosalba Ciarlini já derramou muitas lágrimas de emoção no dia 15 de agosto. Ela disse inúmeras vezes, em público e nas entrevistas radiofônicas, que sua ligação com Areia Branca era por meio de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas estranho ou curiosamente o elo foi quebrado este ano. rosalba-procissao-navegantes           A “Rosa” (de preto) na procissão no ano passado. E não estava sozinha (Foto: Reprodução)

No ano passado a “Rosa” veio, passou o dia em Areia Branca. Participou de todos os movimentos ligados à padroeira dos marítimos e os que não tinham nada a ver com a santa. Mas cabe uma ressalva: 2012 era ano eleitoral…

Assim sendo, em 2014 teremos pelas cercanias da Salinésia políticos aos borbotões. Para todos os gostos. Se prevalecer a máxima de que ano de eleições, é sinônimo de “casa cheia”, Areia Branca terá que estar preparada para receber uma “enxurrada” de candidatos, que vêm “movidos” pela fé e querendo as bênçãos da padroeira.

Este ano só Hermano Morais deu o ar da graça. Mas aguardemos 2014, pois com certeza Hermano não virá sozinho… (Luciano Oliveira – Editor do Blog).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade