Circuito Petrobras de Vela começa hoje em Porto do Mangue, movimentando a cidade

PORTO DO MANGUE RECEBE CIRCUITOPorto do Mangue recebe o Circuito Petrobras de Vela a partir de hoje

O município de Porto do Man­gue recebe a partir desta sexta-feira, 19, a úl­ti­ma etapa po­ti­guar do Cir­cui­to Pe­tro­bras de Vela 2010. O even­to será con­cluí­do no do­min­go, 21, com uma programação que inclui a rea­li­za­ção de pa­les­tras e cur­sos na área de saúde, meio am­bien­te e ge­ra­ção de renda. E ainda, ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas, apre­sen­ta­ções cul­tu­rais e com­pe­ti­ções es­por­ti­vas, com des­ta­que para a Regata dos Pescadores.

A ce­ri­mô­nia de aber­tu­ra aconteceu hoje, às 18h, na praça José Na­za­re­no, com a pa­les­tra “Se­gu­ran­ça na Na­ve­ga­ção”, mi­nis­tra­da pela Agência da Ca­pi­ta­nia dos Por­tos em Areia Branca. Na sequência houve as apre­sen­ta­ções dos pro­gra­mas de Co­mu­ni­ca­ção So­cial da Pe­tro­bras e de Mo­ni­to­ra­men­to Pes­quei­ro, com os re­sul­ta­dos do de­sem­bar­que pes­quei­ro em Porto do Man­gue no ano de 2009.

TITICO E CAPITÃO CAVALCANTE NO EVENTO Um dos pontos altos da pro­gra­ma­ção de aber­tu­ra do evento, é a Ho­me­na­gem aos Mes­tres do Mar, ini­cia­ti­va realizada a cada dois anos com a fi­na­li­da­de de va­lo­ri­zar a tra­di­ção da pesca ar­te­sa­nal atra­vés do re­co­nhe­ci­men­to ao tra­ba­lho dos ex­pe­rien­tes ho­mens do mar, exem­plos de vida pela co­ra­gem, em­pe­nho e de­di­ca­ção ao ofí­cio.

Agente da Capitania dos Portos em Areia Branca, capitão-tenente Cavalcante, com o prefeito da cidade, “Titico”. A Marinha sempre prestigiou o evento

Neste sá­ba­do, 20, a co­mu­ni­da­de par­ti­ci­pa de um mu­ti­rão de lim­pe­za na praia do Ro­sa­do, ação que visa a cons­cien­ti­zação das pessoas sobre a im­por­tân­cia da pre­ser­va­ção am­bien­tal. Na área de saúde, serão rea­li­za­das pa­les­tras sobre cân­cer de pele, com orien­ta­ções fo­ca­das nos cui­da­dos para pre­ven­ção da doen­ça.

As com­pe­ti­ções es­por­ti­vas serão di­vi­di­das em dois dias. Ama­nhã ocor­rem as par­ti­das de vôlei de praia e fu­te­bol de areia. No do­min­go, 21, a par­tir das 8h, será rea­li­za­da a prova de na­ta­ção, no Rio das Con­chas, e às 10h a lar­ga­da das re­ga­tas, que serão di­vi­di­das em cinco ca­te­go­rias de acor­do com o tipo de em­bar­ca­ção uti­li­za­da pelos pes­ca­do­res.

As ações do Cir­cui­to Pe­tro­bras de Vela já es­ti­ve­ram pre­sen­tes em seis ci­da­des neste ano: Ga­li­nhos, Ica­puí (CE), Gua­ma­ré, Cai­ça­ra do Norte, Macau – Diogo Lopes e Areia Bran­ca. Após Porto do Man­gue, o even­to segue em de­zem­bro para o mu­ni­cí­pio cea­ren­se de Pa­ra­cu­ru, onde en­cer­ra a tem­po­ra­da 2010.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *