O mês de junho é por tradição conhecido pelas festas juninas com suas quadrilhas, quentões, bandeirinhas coloridas e pelos santos que lhes inspiram: Santo Antônio, São João e São Pedro. Neste domingo, 13, será o dia de Santo Antônio, popularmente chamado o “santo casamenteiro”. Hoje, 12, véspera de Santo Antônio, quando é comemorado o Dia dos Namorados, 50 casais irão oficializar as suas relações.
O casamento coletivo é organizado pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Promoção da Cidadania. A partir das 16h, no salão de eventos do Lima´s Buffet, representantes do cartório de registro civil estarão legalizando as relações dos casais. Esse será o terceiro casamento coletivo realizado do município desde o ano passado. O primeiro foi durante o programa “Justiça na Praça” (foto). Posteriormente a prefeitura organizou a segunda cerimônia no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral com mais de 100 casais.
Todos os casais já possuem uma relação estável. Há casos de casais que vivem há anos juntos. O cerimonial orienta que os casais cheguem um pouco mais cedo, antes das 16h, que é o horário previsto para início da cerimônia.
O objetivo dos casamentos é de fortalecer os vínculos familiares e estimular as pessoas, que convivem há anos e já possuem filhos, e estão regularizando seu estado civil. O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP) com a primeira-dama Joseana Nogueira participará do evento, assim como secretários, gerentes e demais convidados.