
O presidente da Colônia de Pescadores Z-33 de Areia Branca, Francisco Antônio Bezerra, “Chicão do Mel”, viajará para Brasília (DF) nesta terça-feira, 3, onde participará de importantes audiências. Ele vai como representante da Federação dos Pescadores do Estado do Rio Grande do Norte.
Nesta terça, às 12h, “Chicão do Mel” será recebido pelo procurador-chefe da Procuradoria Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), Alessandro Antônio Stefanoto, quando na oportunidade serão discutidos assuntos referentes ao seguro-desemprego da lagosta, cujo período de defeso será encerrado no dia 31 deste mês.
Ainda na terça, às 18h, “Chicão do Mel” terá audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, quando será tratado assunto sobre a piracema no Rio Grande do Norte.
O representante dos pescadores areia-branquenses, “Chicão do Mel”, explica que “no fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie.”
No Estado o fenômeno da piracema acontece em Assu, Mossoró e outros municípios com rios de água doce.
Na quarta-feira, 4, “Chicão do Mel”, encerrará a visita à capital federal, após uma reunião no Ministério da Agricultura (antigo Ministério da Pesca), quando participará de debates sobre licenças para barcos de pesca que atuarão na pesca da lagosta, que terá início em 1º de junho em todo litoral brasileiro. Outro tema abordado nesse encontro, será relacionado à liberação da carteira do pescador.