Luciano Oliveira - [email protected]

Cerveja Orvalho do Mar, da Cervejaria Araucária, levou medalha de ouro no "Best of Show" do 13º Concurso Brasileiro de Cervejas (Reprodução/Instagram)

Cerveja salgada e com limão-rosa é eleita a melhor do Brasil em concurso

A Orvalho do Mar, da Cervejaria Araucária, foi eleita a melhor cerveja do Brasil no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas. Produzida em Maringá, no Paraná, a cerveja recebeu o ouro na categoria “Best of Show”, que classifica as melhores das melhores do campeonato. A notícia é da CNN.

A premiação ocorreu na noite de quarta-feira, 12, como parte da programação do 16º Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).

Ao todo, mais de 2.500 amostras de cervejas de variados estilos foram enviadas para a competição por cerca de 500 cervejarias nacionais. As avaliações foram realizadas por um corpo de 70 jurados nacionais e internacionais, que são experts na bebida.

Do total de cervejas submetidas ao concurso, 95 levaram medalha de ouro, 92 de prata e 102 de bronze. As 95 medalhistas de ouro passaram então por uma nova avaliação para serem classificadas na categoria “Best of Show”, que só abre espaço para um ouro, uma prata e um bronze, independentemente do estilo da cerveja.

A melhor cerveja do concurso

A Orvalho do Mar desbancou as outras 94 medalhistas de ouro e levou a melhor no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas. Ela é uma cerveja de estilo Gose, caracterizada por ser ácida, com alta carbonatação, frutada e levemente salgada.

O rótulo é leve, puxando para um paladar azedo, e possui adição de limão-rosa, alecrim e um toque de sal. O teor alcoólico é de 3,8%. No site oficial da cervejaria, o combo com quatro latas de 473 ml é vendido por R$ 85,60.

A Cervejaria Araucária foi criada no fim de 2012 por um grupo de amigos que decidiram unir a paixão cervejeira. A marca atua no mercado de cervejas artesanais no interior do Paraná e, além da fábrica, opera um bar em Maringá.

Prata e bronze

A medalha de prata do “Best of Show” foi para a cerveja Vale 4 Weiss com Malte Defumado, feita pela Vale 4, cervejaria artesanal de Novo Hamburgo (RS). É uma cerveja de trigo que leva malte defumado e possui coloração dourada.

Já a medalha de bronze ficou com a Catharina Sour Morango e Maracujá da cervejaria Opa Bier, de Joinville (SC). Ela se destaca no pódio por ser uma cerveja sem álcool e sem glúten, com suco de frutas.

Confira todas as cervejas ganhadoras, de todos os estilos do concurso, neste link.

Festival reúne mais de mil cervejas de 200 cervejarias em degustação livre (Foto: Saulo Tafarelo)

Melhores cervejarias do ano

O 13º Concurso Brasileiro de Cervejas ainda elegeu as três melhores cervejarias do ano. Os resultados foram estabelecidos seguindo a pontuação que cada cervejaria teve no campeonato de acordo com as medalhas recebidas. No total, 289 medalhas foram distribuídas para 144 cervejarias inscritas.

A grande campeã da edição foi a Big Jack Cervejaria, de Orleans (SC), que levou para a casa 18 medalhas, sendo seis de ouro. A marca comanda uma cervejaria, uma parrilla e um pub na cidade catarinense e já havia sido eleita a melhor cervejaria da América do Sul em 2023 pela South Beer Cup.

A vice-liderança foi para a La Birra, de Caxias do Sul (RS), com 12 medalhas. A cervejaria possui bares próprios em Caxias do Sul, Gramado, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e em Santa Maria.

Por fim, o terceiro lugar ficou com a Opa Bier, de Joinville, que teve 10 medalhas. É a mesma cervejaria que levou o bronze com a Catharina Sour Morango e Maracujá entre as melhores das melhores cervejas do concurso.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade