Luciano Oliveira - [email protected]

Cerca de 2,5 milhões de candidatos inscritos no Enem faltaram às provas deste ano; mais de 1,5 mil foram eliminados

0

No Rio, Alda Sobrinho, 22, chegou com o filho de dois meses e não pôde fazer o Enem 2014 (Foto: Marcos Pinto/UOL)

O ministro da Educação, José Henrique Paim, informou neste domingo, 9, que a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 1.519 eliminações, dentre os mais de 8,7 milhões de inscritos. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, nos dois dias de testes.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, Paim disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas.

“Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente”, afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova.

Cerca de 2,5 milhões de candidatos inscritos no Enem faltaram às provas deste ano, índice de 28,64%, contra 29% no ano passado. “Historicamente o Enem tem apresentado este número de abstenção”, comentou o ministro.

Provas canceladas

00

O aposentado Dorival Pereira dos Santos, 71 anos, fez as provas em São Paulo (Foto: Junior Lago/UOL)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cancelou a aplicação das provas do segundo dia de Enem no Centro de Educação Profissional e Ambiental Escola das Dunas, distrito de Pitangui, na cidade de Extremoz, na região metropolitana de Natal.

O motivo do atraso foi queda de energia e o não cumprimento das regras de segurança. A energia foi interrompida ainda na madrugada depois de um acidente no qual um carro teria batido em um poste. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosen) informou que a energia foi reestabelecida no local às 14h45 (horário de Brasília, 13h45 no horário local).

Em nota, o Inep informou que os estudantes “tinham conhecimento que a aplicação de provas atrasaria por causa da queda de energia no local. Como não foi cumprido o protocolo de segurança, que exige a espera em sala com os equipamentos eletrônicos desligados e guardados na embalagem porta-objetos, a aplicação das provas foi cancelada”. Ainda de acordo com o Inep, haverá uma reaplicação para os alunos que estiveram presentes neste segundo dia de exame. A nova data ainda não foi divulgada.

Redação

A prova de redação surpreendeu muita gente. Algumas das apostas para o tema deste ano eram ditadura militar, à escassez de água e direitos humanos. A questão foi sobre a publicidade infantil no Brasil. Apesar da surpresa, o tema do cotidiano possibilitou que os estudantes discorressem seus textos sem grandes complicações.

000

John Experdião, 17, diz que já havia listado publicidade infantil como uma das possibilidades de redação do exame para um exercício da escola. “Dei risada quando olhei o tema na prova”, disse

Com informações: UOL/Agência Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade