Luciano Oliveira - [email protected]

homens, com idade a partir de 45 anos, compareceram ao Centro de Saúde

Centro de Saúde realiza coleta de sangue em 100 homens para exame de PSA

Homens com idade a partir de 45 anos compareceram ao Centro de Saúde para coleta de sangue

O Centro de Saúde José Nogueira, da rede municipal de saúde pública de Areia Branca, realizou, na manhã de segunda-feira, 21, a coleta de sangue para o exame de PSA que detecta precocemente casos de câncer de próstata e outras condições que afetam essa glândula, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e a prostatite.

Cem homens, com idade a partir de 45 anos, compareceram ao Centro de Saúde José Nogueira. No entanto, aqueles que não conseguiram realizar o exame, podem procurar o laboratório do município, que fica no Hospital Sara Kubitschek, e fazer a coleta de sangue nos dias específicos para tal finalidade.

Ainda durante toda esta semana serão realizados o exame de PSA nas unidades de saúde da zona rural. É preciso se informar com os agentes de saúde ou nas próprias UBSs das comunidades a respeito do dia do exame.

Os homens que realizaram a coleta de sangue na segunda-feira no Centro de Saúde vão receber o resultado do exame no sábado, 26, no mesmo local. Junto com exame eles vão receber o agendamento com a data e horário da consulta de avaliação do médico urologista que pode solicitar, nos casos necessários, o exame complementar do toque retal.

O que é PSA?

A sigla PSA é utilizada para se referir ao Antígeno Específico Prostático, ou Prostatic-Specific Antigen, um tipo de proteína produzida pela próstata, cuja concentração pode indicar alterações no órgão, tais como o câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) e prostatite (infecção da próstata).

Assim como a próstata aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o nível do PSA também costuma crescer. Da mesma forma, o PSA aumenta com a presença do câncer de próstata, portanto, se o PSA estiver elevado, é preciso investigar se a causa é benigna ou maligna.

O teste de PSA

Podem ser solicitados três tipos de medição pelo urologista: nível de PSA total, fracionado e livre.

O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Caso esteja entre 2 e 10 ng/ml, o médico pode solicitar o PSA fracionado para avaliar melhor.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade