Cassada, Odete Lopes trabalha a retomada do seu mandato via judicial
A suplente de vereador Geruza Fonseca (PP) tomou posse na Câmara Municipal de Macau, depois da cassação da vereadora Odete Lopes (PPS), pela Justiça Eleitoral. A suplente era interina na vaga de Magaly Marcelino (Atual secretária de Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social) que está licenciada. Com a ascensão de Geruza, a vaga que estava sendo ocupada por ela passou para outro suplente, Andrew Leite (PP), que também assumiu no Legislativo.
Toda essa reviravolta na composição da edilidade macauense se deu em virtude da vaga de vereador deixada por Odete Lopes que teve o seu mandato cassado.
Odete Lopes teve o seu mandato cassado em decisão publicada no último dia 5, no Diário da Justiça, acusada de captação ilícita de votos nas eleições de 2008. A sentença foi da juíza Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, da Comarca de Macau.
Juíza Nivalda Torquato baseou sua sentença em denúncias de compra de votos por parte de Odete Lopes, em 2008
Em Macau, cresce a expectativa quanto ao retorno de Odete Lopes ao mandato. Pessoas ligadas à vereadora cassada informam que o advogado Erick Pereira já está cuidando do caso e a primeira providência será impetrar uma Ação Cautelar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN) visando suspender provisoriamente a decisão em 1ª instância, até que seja julgado o mérito no Tribunal.
Segundo o processo julgado pela juíza da 30ª Zona Eleitoral, a vereadora teria distribuído vale gás e em alguns casos teria dado R$ 50,00 reais a eleitores em troca do seu voto.