Luciano Oliveira - [email protected]

Caso colidisse com a Terra, asteroide que passa hoje, pesando 130 mil toneladas, teria poder destrutivo de uma bomba nuclear

34Queda de um meteoro na Rússia provocou estragos e deixou cerca de mil feridos

Apesar da coincidência, a queda de um meteoro na Rússia e a passagem “de raspão” de um asteroide pela Terra nesta sexta-feira, 15, não são eventos relacionados. A opinião é de especialistas da Nasa e de institutos de pesquisa de várias partes do mundo.

Com cerca de 45 metros de diâmetro, o asteroide 2012DA14 tem hoje sua aproximação recorde em relação ao planeta, a uma distância de cerca de 27 mil quilômetros. Ou seja, cerca de 8.000 km mais próximo do que os satélites geoestacionários que circundam a Terra, responsáveis, por exemplo, pelos sistemas de GPS.mapa, grafico, fluxograma…Mesmo com essa proximidade, os cientistas dizem que ele passará sem causar transtornos pelo planeta. E mais: dificilmente poderia ter tido influência no evento desta madrugada na Rússia, que deixou mais de mil feridos e danificou prédios e carros.

“O asteroide vai do norte para o Sul”, afirmou Don Yeomans, chefe do departamento de Objetos Próximos da Terra da Nasa. Segundo ele, a trajetória do objeto que caiu na Rússia não estava compatível com o que se esperaria se estivesse relacionada à passagem do asteroide. Além disso, a queda ocorreu quando o 2012 DA14 ainda estava muito longe de seu ponto máximo de aproximação com nosso planeta.mapa, grafico, fluxograma…

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade