Luciano Oliveira - [email protected]

Como nos anos anteriores, a concentração será no largo da Praça da Conceição (Foto: Arquivgo - PMAB/2020)

Carnaval: “A Soma dá + de 300” vem com orquestra de frevo, carreta Viúva Negra e novo percurso

Como nos anos anteriores, a concentração será no largo da Praça da Conceição (Foto: Arquivo – PMAB/2020)

Um dos momentos mais esperados do Carnaval de Areia Branca, o tradicional bloco “A Soma dá + de 300” vem com tudo na folia de momo de 2023. Uma programação mais arrojada e mudança de percurso estão entre as novidades do bloco que está completando 24 anos de existência.

O local da concentração é o mesmo, o largo da Praça da Conceição, em frente à sede da prefeitura. A saída será pontualmente às 16h, mas a movimentação na segunda-feira de carnaval começa cedo. É um dia em que a cidade recebe muitos visitantes, principalmente os filhos da terra ausentes. Os foliões surgem a todo instante.

Com a mudança de percurso (veja o mapa do novo percurso no final da postagem) o bloco sai da Prefeitura de Areia Branca e segue pela Rua Coronel Liberalino, com destino à Praça do Santuário.

O carnaval do bloco “A Soma” este ano terá a animação de orquestra de frevo e do paredão/carreta Viúva Negra.

Para deixar a festa mais animada, a comissão organizadora do evento sugere que os paredões de som independentes que vão acompanhar o bloco, optem por músicas características, como o frevo e as marchinhas de carnaval.

Já escolheu sua fantasia?

Há mais de duas décadas mantendo a proposta original de resgate dos saudosos carnavais com orquestras de frevo, fantasias e animação ilimitada, na “A Soma” a regra é cada um ir do jeito que estiver ou quiser. Sim, tem uma exigência: dar asas à imaginação, abusar da criatividade.

A origem do nome

A origem do nome “A Soma dá + de 300” é, de fato, bem interessante. Em 1999, Areia Branca vivia o auge dos barzinhos e próximos à Praça da Conceição sempre funcionaram bons ambientes para o lazer noturno. A lojista Neide Melo (filha de dona Francisca de Nazir), uma das fundadoras do bloco “A Soma”, estava com outras amigas numa mesa na calçada de uma pizzaria, quando o jovem Jean Carlos (já falecido) que estava sentado, bebericando numa outra mesa próxima a elas, gritou de lá: “Somando aí, dá mais de 300”. Ele se referia ao somatório das idades das ocupantes da mesa.

A brincadeira pegou. Dois dias depois, com o advento do carnaval, Neide Melo, Jeane Araújo, Rejane Melo, Doralice Medeiros, entre outras amigas que estavam na mesa, resolveram criar o bloco “A Soma dá + de 300”, que no primeiro ano saiu com uma média de 20 pessoas, tendo como fantasia camisetas usadas, onde cada uma delas colocou a idade.

Foi o começo de tudo.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade