A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de 2026 do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante a apuração nas notas na Cidade do Samba, nesta quarta-feira, 18.
A escola de Niterói apresentou o enredo “Pra Cima, Ciça”, que reverenciava seu próprio mestre de bateria. Para o júri, segundo O Globo, o grande trunfo da agremiação foi “explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante”.
No desfile, Ciça se apresentou junto à comissão de frente da escola e, depois, voltou para o início da pista de desfiles para se juntar à bateria Furacão Vermelho e Branco.
Lá, ele reeditou uma cena icônica do Carnaval de 2007, subiu em cima de um carro alegórico com os ritmistas da Viradouro e regeu tudo lá do alto, ao lado da rainha Juliana Paes.

Além de assumir o posto frente à bateria Furacão Vermelho e Branco, de Niterói, ele também se consagrou como enredo da Unidos do Viradouro V vencedora do Estandarte de Ouro como Melhor Escola.
Sozinho, ele também garantiu o título de Personalidade do Ano. Principal premiação da folia, a honraria é cedida pelo jornal O Globo desde 1972.
Desfile das Campeãs
Foram definidas na apuração as seis escolas que voltam à Sapucaí, no sábado, 21, para o Desfile das Campeãs do Grupo Especial do Carnaval do Rio.
A ordem é inversa à colocação na apuração (veja abaixo). A campeã Viradouro será a última a desfilar. A sexta colocada Mangueira abre o desfile.
Ordem dos desfiles:
. Mangueira (6º lugar)
. Imperatriz (5º lugar)
. Salgueiro (4º lugar)
. Vila Isabel (3º lugar)
. Beija-Flor (vice-campeã)
. Viraroudo (campeã)