Luciano Oliveira - [email protected]

Carlinhos do Rosado (o primeiro pela ordem) participou da celebração em homenagem ao saudoso pescador

Carlinhos do Rosado participa de homenagens a pescador que morreu lutando contra o latifúndio

Carlinhos do Rosado (o primeiro pela ordem) participou da celebração em homenagem ao saudoso pescador

Nesta sexta-feira, 22, na Praia do Rosado, em Porto do Mangue, o ex-vereador e sindicalista Carlinhos do Rosado participou da caminhada e ato ecumênico no local onde o pescador e posseiro Sebastião de Andrade de Lima tombou sem vida na luta contra o latifúndio, em defesa do povo permanecer morando dignamente nessa localidade.

Em seguida houve a Santa Missa na Capela de São Francisco, celebrando os 27 anos do martírio de Sebastião de Andrade de Lima, encerrando a programação com um café partilhado oferecido pela comunidade.

O jovem pescador Sebastião Andrade de Lima foi assassinado numa emboscada na noite do dia 22 de junho de 1991, quando retornava para casa. Tinha 27 anos, era casado e pai de três filhas.

Sua morte foi motivada pela luta em defesa das famílias que moravam na vila-praia há anos e de repente se viram ameaçadas de serem expulsas das terras que cultivavam e delas tiravam o sustento diário.

Conflito

Local onde o pescador tombou sem vida, vítima de emboscada

Conforme documentado pela imprensa à época e relatos de moradores, a paz e a tranquilidade das famílias da vila-praia durou até o ano de 1988, quando a empresa F. Souto se disse proprietária de 1.126 hectares ocupados pelos posseiros, tendo início um conflito que durou até 1991, envolvendo muitos atos de violência contra os moradores. foi meio a esse clima de tensão que o pescador foi assassinado.

Após o trágico desfecho, o Governo do Estado atendeu a uma das reivindicações dos posseiros, que era buscar uma solução para o problema fundiário na localidade. O Estado desapropriou 1.100 hectares de terras e loteou entre as 72 famílias de posseiros na região onde estão até hoje assentadas, vivendo da agricultura e da pesca, como todos os
seus ancestrais fizeram ao longo de dois séculos.

Fotos: Cedidas 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade