Luciano Oliveira - [email protected]

diretora da unidade, Cláudia Cabreira, da assistente social Thiciany Tavernard, da psicóloga Elita Aritelma

Caps de Areia Branca realiza encontro sobre Setembro Amarelo para familiares de usuários

Psicóloga Elita Aritelma, assistente social Thiciany Tavernard e da diretora da unidade, Cláudia Cabreira, abordaram a temática durante o encontro 

A Prefeitura de Areia Branca segue realizando palestras, rodas de conversa e outras ações da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, que visa mobilizar toda a sociedade para conscientização sobre o assunto.

Dentro da programação da campanha, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Areia Branca realizou um encontro com os familiares de usuários sobre o tema: “AmarElo: família uma compreensão cuidadosa de quem cuida”.

O evento contou com participação da diretora da unidade, Cláudia Cabreira, da assistente social Thiciany Tavernard, da psicóloga Elita Aritelma e do profissional de educação física, César Jerónimo.

Diante da constatação de que os números estão aumentando consideravelmente e é preciso falar ainda mais sobre suicídio e depressão, o governo municipal está ampliando as discussões com o objetivo de sensibilizar a população e trazer visibilidade para esse tema, buscando a conscientização e orientação para as pessoas que estão em sofrimento mental e na prevenção de suicídios.

Um levantamento feito em torno do assunto indica que 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Entre eles, a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas).

O mesmo levantamento aponta que a pandemia e a necessidade de isolamento social geraram um estresse crônico na sociedade, ocasionando um aumento significativo de casos de sofrimento psíquico. A ampliação da discussão e entendimento sobre temáticas relacionadas, encoraja a busca por ajuda.

Em Areia Branca, o Caps possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional e é o órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais.

É importante que a ajuda seja procurada o mais precocemente possível.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade