Nesta quarta-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental.
Para comemorar a data em Areia Branca, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), intermediada pelo coordenador municipal de Saúde Mental, Virgílio Amaral, pensou em uma semana de atividades recreativas/terapêuticas para os usuários do Caps e seus familiares.
Na segunda-feira, 8, aconteceu a abertura da Oficina de Pintura e Fuxico. “As oficinas são recreativas-terapêuticas e possibilitam quem os pacientes ressignifiquem seu sofrimento psíquico e se emancipem enquanto sujeitos de direitos”, explica Virgílio Amaral.
Saúde mental
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é não simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Essa definição remete à importância de se falar de saúde mental nos dias atuais, quando um número elevado e alarmante de doenças mentais tem crescido no Brasil e no mundo.
Estima-se que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.
A data de 10 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, foi estabelecida pela OMS com o objetivo de esclarecer, alertar, debater e transformar os olhares de preconceito com as pessoas que sofrem de algum transtorno mental e outros que estão relacionados ao uso de álcool e outras drogas.