Luciano Oliveira - [email protected]

Capitania dos Portos em Areia Branca segue com fiscalização no litoral da Costa Branca

14-12-11- Natal Capitania dos Portos de Natal Inicia 
a Fisacalização da Operação Verão.
Foto/adriano abreu/h/selecionadasDurante “Operação Verão” Marinha do Brasil intensifica ações no litoral

Uma equipe de inspeção da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, tendo à frente o titular do órgão, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, se deslocou na manhã desta sexta-feira, 9, até a cidade-praia de Tibau em mais uma operação de rotina.

O trabalho é realizado com maior intensidade no período de dezembro a março, quando a Marinha do Brasil desenvolve a “Operação Verão”, que fiscaliza embarcações em todo o País. A segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica são os principais aspectos abordados durante a operação.

O aumento do número de mortes causadas por jet ski, em várias cidades, levou a Capitania dos Portos local a intensificar a fiscalização em torno da presença desses veículos em praias do litoral da Costa Branca. Mesmo tendo passado o período de alta estação, quando reduz o fluxo de banhistas na faixa litorânea de Porto do Mangue a Tibau, incluindo Areia Branca e Grossos, o uso da moto aquática preocupa a população e as autoridades.

A Norma da Autoridade Marítima (Normam) prevê que atividades náuticas só podem ser praticadas a, no mínimo, 200 metros da beira-mar. Dados das capitanias dos portos do Nordeste revelam que 20 acidentes e 15 mortes ocorreram em sete estados de dezembro de 2010 a fevereiro deste ano. Os últimos acidentes com mortes no Brasil aconteceram entre 18 de fevereiro e o último sábado. As vítimas foram duas crianças e dois adultos.SONY DSC                     Capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros desenvolve ações permanentes, no litoral da Costa Branca

O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou, na semana passada, um projeto de lei para regulamentar o uso e criar punição para quem entregar os veículos a pessoas não habilitadas, sobretudo adolescentes. “A coisa está fora de controle e inocentes estão morrendo”, destacou o deputado.

A Marinha do Brasil também decidiu mudar algumas de suas regras, tornando mais rígida a aquisição de habilitação para pilotar embarcações aquáticas.

Os 10 mandamentos da segurança no mar:

1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube ou Marina;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
8 – Mantenha distância (200 metros) das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;
10 – Não polua o mar e rios.

Além disso, cabe ressaltar algumas infrações graves e que devem ser evitadas:

1 – Conduzir embarcação (lancha, jet ski, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos;
2 – Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica;
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros.Acidentes com JetSki boa Acidente com jet ski: condutor perde o controle do veículo

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade