Luciano Oliveira - [email protected]

A AgABranca está empregando 28 militares na operação

Capitania dos Portos em Areia Branca inicia Operação Verão 2022-2023

A AgABranca está empregando 28 militares na operação 

A Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (AgABranca), inicia, nesta quinta-feira (15), a Operação Verão 2022-2023 “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, com a intensificação da fiscalização do tráfego aquaviário e da conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.

A operação se concentra nos meses de dezembro a fevereiro, período que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas dos municípios da área de jurisdição da AgABranca.

Com o slogan “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, a Operação Verão 2022-2023 tem o propósito de criar um diálogo com a sociedade civil, principalmente, com as comunidades marítimas e náuticas.

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira para os assuntos afetos à segurança da navegação, as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.

Durante a Operação Verão 2021-2022, a Agência inspecionou 711 embarcações, emitiu 43 notificações para comparecimento e realizou 2 apreensões. Para as ações iniciadas neste ano, a Agência está empregando 28 militares, com o apoio de 2 embarcações, sendo uma lancha e uma moto aquática, que atuarão em ações de fiscalização no mar e águas interiores na nossa área de jurisdição.

Apesar de todos os esforços concentrados durante os meses da Operação Verão, as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a esse período, sendo realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.

A AgAbranca disponibiliza os telefones 185, para Emergências Marítimas e Fluviais, e (84) 987013020, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

Fotos: Divulgação/AgAbranca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade