Luciano Oliveira - [email protected]

Candomblecistas e umbandistas fazem festa para Iemanjá a partir desta quarta-feira

FESTA DE IEMANJÁ, EMBARQUE COM AS OFERENDAS Adeptos de Iemanjá no cais, para o embarque para o ritual das oferendas

Nesta quarta-feira, 29, inicia a programação em homenagem ao mais popular Orixá do Brasil, Iemanjá, que durante três dias será reverenciado pelos quase três mil candomblecistas e umbandistas existentes em Areia Branca. A festa em alusão à deusa do mar vai até o dia 31, quando acontece a entrega de presentes, em cerimônia realizada nas águas do rio Apodi/Mossoró.

A festa de Iemanjá começa às 18h30 desta quarta-feira, com o Encontro Cultural da Mulher, com o tema “A ascensão da mulher na sociedade brasileira”. O evento acontece na Câmara Municipal de Areia Branca. Nesta quinta-feira, 30, às 18h30, a programação seque com o Siré Campal (ritual orixá) em frente ao Ìlê Asè Dajó Íyà Omí Sábà (Terreiro da conhecida Maria Pinheiro, na rua Duque de Caxias).

Na sexta-feira, 31, dia da entrega dos presentes, ou oferendas, a Iemanjá, às 16h30 os adeptos e simpatizantes do candomblé sairão em caminhada do Ìlê Asè até o Cais Tertuliano Fernandes. Ali será o local do embarque das pessoas e da “panela enfeitada” contendo as oferendas que serão levadas à “boca da barra”, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Apodi/Mossoró.

Na panela, cujo conteúdo é jogado nas águas, estão: perfume, flores, espelho, champagne, jóias e inúmeros pedidos dos participantes da festa, que no geral pedem sorte no amor, emprego, saúde, harmonia no lar, entre outros.

Segundo o babalorixá Noamã Pinheiro, do Ìlê Asè, nesse ritual há uma preocupação com a questão ambiental, de forma que as pessoas que pretendem oferecer presentes a Iemanjá devem ter o cuidado de não jogar nas águas garrafas ou invólucros plásticos, pois são materiais que levam anos para serem decompostos e causam danos à natureza. “Quem levar perfume, por exemplo, deve jogar somente o líquido na água, nunca jogar o frasco”, alerta.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade