Há trinta dias da eleição que definirá a futura composição no Conselho Tutelar de Areia Branca, quando serão eleitos cinco titulares e igual número de suplentes, os 17 candidatos habilitados ao pleito eleitoral começam nesta sexta-feira, 1º de abril, a divulgarem suas candidaturas entre os eleitores. O desfecho da campanha será dia 1º de maio.
Para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral, o Ministério Público, por meio do promotor de Justiça da Comarca local, Francisco Alexandre Marciano, fará o acompanhamento de todo o desenrolar da campanha, até culminar com a votação.
Promotor Francisco Alexandre vai acompanhar desenrolar do processo eleitoral
As eleições são norteadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e por resoluções baixadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA).
A Lei municipal determina que todos os eleitores do município podem participar do pleito e o Ministério Público terá o papel de fiscalizar o processo eleitoral.
Já o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) é o responsável pela coordenação da eleição que ocorrerá no âmbito do Conselho Tutelar de Areia Branca.
O Executivo municipal tem a atribuição de dar suporte operacional a todo processo que é de responsabilidade do COMDCA, por meio da Comissão Organizadora que tem Ronaldo Nicácio Filho como presidente. Ele também preside o COMDCA local.