Luciano Oliveira - [email protected]

Câncer mata o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o líder democrático mais longevo da história recente da América Latina

0Chávez voltou a trabalhar em 1º de agosto, com cabelo raspado por causa do tratamento de quimioterapia (Foto/Reprodução: Associated Press)

O presidente Hugo Chávez morreu nesta terça-feira, 5, em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Nicolás Maduro, em pronunciamento na TV venezuelana.

O venezuelano ocupava o cargo desde 1999 e era o líder democrático mais longevo da história recente da América Latina, tendo sido reeleito para o quarto mandato consecutivo no último mês de outubro. O período terminaria em 2019.

Conforme anúncio do vice e herdeiro político de Chávez, Nicolás Maduro, o presidente morreu às 16h25 desta terça. Ele estava internado no Hospital Militar de Caracas, na frente do qual centenas de pessoas se reuniam para fazer vigília, desde a manhã.

O vice emendou a confirmação no anúncio de que mobilizava as Forças Armadas do país “para garantir a paz”. Mais cedo, ele deu uma entrevista à mídia na qual acusou “inimigos históricos” do país, em uma insinuação de que seriam EUA e a oposição direitista, de planejar sabotar a democracia venezuelana.

Foi a terceira vez em que ele foi eleito para um mandato com duração de seis anos, regra criada pela nova Constituição, aprovada em 1999, um ano após a chegada ao poder. Na última votação, o venezuelano teve 55% dos votos, com comparecimento de 81% do eleitorado. Ele venceu em 22 dos 24 Estados. (Com informações da Folha Online).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade