Começa nesta segunda-feira, 19, em todo o país e vai até o dia 30 a campanha de multivacinação. Crianças e adolescentes com idades entre 6 meses e 14 anos poderão atualizar os calendários básicos de vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), diferentemente do que acontecia em anos anteriores, quanto todas as crianças menores de 5 anos recebiam as gotinhas contra a poliomielite, a partir deste ano apenas aquelas que estejam em falta com alguma dose de reforço tomarão a vacina na campanha.
A mudança se deve à introdução da vacina injetável contra a paralisia infantil e a nova composição do imunizante.
No novo esquema recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez completas as doses do calendário básico, não é mais necessário que a criança tome anualmente as gotinhas.
Para crianças com menos de 5 anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras.
Também haverá aplicação de doses de reforço da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisam completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Já para o grupo de adolescentes entre 9 e 14 anos, estarão disponíveis as vacinas: Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, esta específica para as meninas.
Durante a campanha, os profissionais de saúde verificarão nas cadernetas de vacinação quais crianças ainda não receberam o reforço necessário e que ainda precisam tomar a vacina da poliomielite. (Com informações do Ministério da Saúde).