Luciano Oliveira - [email protected]

mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021

Campanha da Prefeitura de Areia Branca orienta população sobre combate ao mosquito da dengue

O RN já registrou em 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021 (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Areia Branca está desenvolvendo uma campanha no sentido de orientar a população sobre a melhor forma de se proteger de arboviroses, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, cada cidadão tem papel importante no combate à dengue.

A preocupação da gestão municipal em relação à dengue, tem motivos. O Rio Grande do Norte registrou nos primeiros quatro meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em virtude do aumento de casos de dengue, zika e chikungunya o Governo do Rio Grande do Norte decretou situação de emergência no Estado. O decreto publicado no Diário Oficial do Estado tem validade de 90 dias.

Conforme orientação da Prefeitura de Areia Branca, é importante ampliar os cuidados para impedir a proliferação do Aedes aegypti, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito, não colocar lixo em terrenos baldios, verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, colocar telas finas nos ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem todos os reservatórios de água.

Durante o período de chuva, é normal o acúmulo de água em calhas, lages, pneus, vasos de plantas e objetos desprotegidos em sacadas, áreas de circulação, jardins ou quintais – e, caso não haja uma limpeza, eles se tornam criadouros de mosquitos.

Os ovos do mosquito podem hibernar por anos, até encontrar condições ideais para se desenvolver, preferindo o período de calor e umidade para isso. O mosquito Aedes aegypti vive até 35 dias e, ao longo de sua vida, normalmente não percorre mais de 600 metros, por isso é importante manter os ambientes sempre limpos, higienizados e nunca deixar água parada por muito tempo.

Além desses cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.

No mesmo decreto que declara situação de emergência no Estado por causa do aumento de casos de dengue, zika e chikungunya o Governo do RN autoriza a entrada dos agentes de endemias em prédios fechados ou abandonados, para realização do trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Caso saiba a respeito de locais fechados que estejam servindo de possíveis criadouros do mosquito, o cidadão pode ligar para os números da Secretaria de Saúde de Areia Branca e informar. Os contatos são: (84) 3332-4936 ou 3332-4937.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade