A campanha nacional 18 de Maio combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em todo o Brasil o assunto é discutido com mais ênfase neste mês, com o objetivo de enfrentar a violência sexual contra o público infantojuvenil.
Em Areia Branca, as escolas estão trabalhando o tema. E, na tarde de quinta-feira, 16, aconteceu o Seminário “Fluxos e Protocolos de Atuação do Fortalecendo Redes de Proteção a Criança e ao Adolescente”, proferido pela assistente social, Juliana Graziela, na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB).
A programação encerra nesta sexta-feira, 17, com a Caminhada de Conscientização saindo às 16h da Escola Municipal Professora Geralda Cruz com destino a Cidade Maritacaca, onde terá apresentações culturais.
Sobre a data
A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são maiores.
Disque 100
O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100 em qualquer aparelho telefônico.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca