Luciano Oliveira - [email protected]

Caminhada nesta madrugada encerra os festejos em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade do Arraial

CENTRO JUVENIL E IGREJA DOS NAVEGANTES OKCaminhada dos fiéis para o Arraial sairá do Centro Juvenil Dom Bosco

Uma caminhada às 4h, desta sexta-feira, 4, encerra os festejos alusivos a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade de Arraial, neste município.

“São Francisco: Incentivo de fé para toda a comunidade” foi o tema geral da festa que começou no último dia 25.

A caminhada de hoje é o ponto alto da programação, com os peregrinos saindo da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro Juvenil Dom Bosco, num percurso de cerca de 5 quilômetros.

Na chegada da romaria no Arraial, haverá a acolhida aos peregrinos e em seguida, às 6h, a solene celebração eucarística em homenagem ao santo, pelo pároco de Areia Branca, padre Binu George.

A festa do padroeiro este ano contou com a participação da comunidade e dos grupos da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca. O novenário atraiu muitos fiéis e devotos do santo.

Paralelo à programação religiosa foram desenvolvidas atividades de cunho sociocultural, com funcionamento de barracas, jantar com música ao vivo, noite das brincadeiras, Cristoteca, desfile, Louvor (Grupo Jovem RCC), Show do Projovem, entre outros.

Resgate

PADRE BINU GEORGEPadre Binu George será o celebrante da missa do Arraial 

A festa do padroeiro do Arraial foi, no passado, um evento concorrido do calendário sociorreligioso do município. Com o passar dos anos e a concentração de grandes eventos festivos na cidade, a tradicional “Festa das Porteiras” perdeu o seu encanto e foi caindo no esquecimento.

A exemplo do que ocorreu no Arraial, outras localidades rurais deixaram de festejar datas importantes. Foi preciso que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca, com incentivo dos segmentos ligados à Igreja Católica, realizasse um trabalho de arregimentação junto às comunidades no sentido de resgatar suas tradições, com ênfase para o fortalecimento dos festejos dos padroeiros de cada uma das localidades rurais, bem como dos principais bairros do perímetro urbano.

Hoje, a paróquia possui um calendário de eventos religiosos abrangente, com as principais comunidades realizando anualmente os festejos dos seus respectivos padroeiros. Na zona urbana a maioria dos bairros e conjuntos residências como São João, Nordeste (Mutirão), Conceição, Navegantes e Cohab, IPE e Salinópolis todos os anos celebram a festa dos seus padroeiros.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade