Luciano Oliveira - [email protected]

Câmara Municipal votará a partir da próxima semana as indicações dos homenageados na sessão especial de 22 de outubro

SANDRO GÓIS NA RETOMADA DAS SESSÕES EM AGOSTOSandro Góis ultima preparativos visando solenidade especial da Casa em outubro

A Câmara Municipal de Areia Branca inicia os preparativos para a sessão solene de 22 de outubro, quando os vereadores farão a entrega de cerca de 60 honrarias aos agraciados por meio de indicações que serão aprovadas pela Casa a partir da sessão ordinária da próxima terça-feira, 1º de outubro.

De acordo com o presidente da mesa diretora da Casa, vereador Sandro Góis (PV), na solenidade será feita a concessão de Título de Cidadão Areia-branquense, Comenda José Justiniano Solon e Título de Honra ao Mérito Luís Fausto de Medeiros. A sessão solene acontecerá dentro das festividades do aniversário de emancipação política e social de Areia Branca, em 22 de outubro, feriado municipal.

Segundo o presidente Sandro Góis, os vereadores já estão entregando na secretaria da Casa os currículos das pessoas que deverão ser agraciadas durante a sessão especial. Embora não tenha sido estabelecido um limite de indicações para cada vereador, o dirigente da edilidade orienta que esse número não ultrapasse seis homenageados por edil para a solenidade não ficar cansativa demais.

Mudança

Até 2005 a solenidade para a entrega de títulos honoríficos pela Câmara Municipal de Areia Branca era realizada em 15 de agosto, como parte da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. A mudança para 22 de outubro, data da emancipação política do município, ocorreu na gestão do então presidente José Nazareno de Lemos (DEM), levando em consideração uma série de fatores.

Um deles, segundo Nazareno Lemos na época, foi o fato de a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 15 de agosto, às vezes começar muito cedo, por volta das 10h, com o embarque dos peregrinos, horário que coincidia com o previsto para a realização da sessão solene.

Como muitos agraciados eram pessoas que tinha forte devoção por Nossa Senhora dos Navegantes e manifestavam desejo de acompanhar a procissão marítima, a mesa diretora da Câmara achou por bem mudar a data da solenidade. Todos concordaram com a mudança da sessão de 15 de agosto para 22 de outubro.

À época, os vereadores entenderam que com a mudança da data do evento, a programação alusiva ao aniversário da cidade ganharia um novo atrativo.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade