Luciano Oliveira - [email protected]

Câmara Municipal realizou Sessão Solene pelos 132 anos de Liberdade em Mossoró

0Ato solene foi prestigiado pelo reitor da Uern, Pedro Fernandes; prefeito Francisco José Júnior; vereador Jório Nogueira; e o juiz de Direito Cláudio Mendes Júnior 

Mossoró é uma cidade com histórico de pioneirismo e bravura. São inúmeros os feitos que figuram o município em acontecimentos importantes na história do país. Foi assim no Motim das Mulheres, onde donas-de-casa se uniram e evitaram que seus maridos e filhos fossem recrutados para a Guerra do Paraguai (1875); a resistência ao bando de Lampião, onde a população se juntou para evitar que a cidade fosse invadida por cangaceiros (1927); o primeiro voto feminino, por meio da professora Celina Guimarães (1928) e a Abolição da Escravatura (1883), cinco anos antes da Lei Áurea.

A conquista do movimento abolicionista que pôs fim a escravidão em 30 de setembro de 1883 é tão importante para os mossoroenses, que a data tornou-se feriado municipal a partir de 1913 e foi criada a “Festa da Liberdade”, que reúne uma vasta programação cultural e cívica que se estende por todo mês de setembro.

Ontem, 29, foi realizada a Sessão Solene da Liberdade, organizada pela Câmara Municipal de Mossoró, marcando 132 anos de Liberdade em Mossoró. O evento aconteceu no teatro Dix-huit Rosado e foi presidida pelo vereador Jório Nogueira (PSD).

O prefeito Francisco José Júnior (PSD), secretários e várias autoridades participaram da sessão que prestou homenagens e distribuiu honrarias a pessoas e instituições que prestam relevantes serviços à cidade.

A primeira-dama do município, Amélia Ciarlini, e o secretário da Transparência Pública e Relações Interinstitucionais, Luís Antônio, foram agraciados com Títulos de Cidadãos Mossoroenses, enquanto a diretora de Atos, Expedientes e Documentação Oficial do Gabinete da Prefeitura, Maria da Graça dos Santos, foi condecorada com a Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal.

Em seu discurso, o prefeito Francisco José Júnior ressaltou a importância histórica da cidade e as áreas em que o Município vem avançando. “Mossoró tem uma história que nos enche de orgulho. É um povo libertário e de muita coragem. Hoje 45 pessoas estão sendo homenageadas com muito merecimento, pois contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da cidade. E avançamos sim. Reduzimos a violência, garantimos atendimento médico, melhoramos a educação e o nosso propósito é avançar ainda mais. O que não me falta é disposição para trabalhar”, falou o prefeito.

00Foram homenageados na solenidade: Maria da Graça dos Santos, Amélia Ciarlini e Luís Antônio

A parte cultural da Sessão Solene da Liberdade contou com participação da Banda Artur Paraguai, Grupo de Chorinho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Fanfarra Independente de Mossoró e Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire (Uern).

Após a solenidade foi realizada na Praça Cícero Dias, mais uma edição da Câmara Cultural, com o apoio da Prefeitura de Mossoró. Nessa edição, o projeto teve como tema “Cantando a Liberdade” e homenageou a atriz Tony Silva com o Troféu Gonzaga Chimbinho. A programação reuniu atrações como Ewerton Linhares, Aline Reis, Dayvid Almeida, Gaby Viegas, Arthur Soares, Paulinho do Inala e Marcílio Maia.

A programação da Festa da Liberdade prossegue nesta quarta=feira, 30, com o Cortejo da Liberdade que acontece a partir das 19h.

Fotos: Gildo Bento / PMM

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade