A Câmara Municipal de Mossoró aprovou um Projeto de Lei que determina prioridade no atendimento de portadores de diabetes em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras da cidade. O projeto é de autoria do vereador Ozaniel Mesquita (PL) e foi aprovado na sessão ordinária de quarta-feira, 28.
O vereador Ozaniel, que é técnico em enfermagem e trabalha como socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), justifica o atendimento prioritário como forma de preservar a saúde dos diabéticos, visto que estas pessoas correm risco de vida caso fiquem muito tempo sem glicose no sangue. “Esta Lei é importante principalmente nos postos de saúde, clínicas e hospitais, quando os diabéticos necessitam de jejum para realizar exames”, explicou Ozaniel.
O atendimento acontecerá da mesma forma como já ocorre com outros grupos prioritários como idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Para obter o benefício, o interessado deverá apresentar ao responsável pelo serviço de coleta laudo médico ou exame que comprove a patologia. Agora o Projeto de Lei segue para análise da Prefeitura Municipal.